União Brasil (PSL/DEM) pode ser fiel da balança na disputa presidencial 

Criado a partir da fusão entre PSL e Democratas, o futuro União Brasil perdeu dois de seus possíveis pré-candidatos a presidente nos últimos dias, o apresentador José Luiz Datena e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ambos decidiram migrar para o PSD, onde Pacheco permanece na disputa presidencial, enquanto Datena avalia disputar o Senado por São Paulo.

Restaram ACM Neto, que oficialmente é pré-candidato a governador da Bahia, e Luiz Henrique Mandetta, que tem muito mais um perfil de candidato a vice do que efetivamente a presidente por não ter densidade eleitoral. Apesar de o presidente nacional da futura legenda, o deputado federal Luciano Bivar, afirmar que o União Brasil terá candidato a presidente da República, nos bastidores há pelo menos duas opções colocadas para que o partido possa dar sustentação a um projeto de terceira via.

Os nomes são Eduardo Leite, que disputa as prévias tucanas com João Doria, e Sergio Moro, que no próximo dia 10 oficializa a entrada no Podemos. Caso decida por um desses nomes, definitivamente o União Brasil dará um diferencial ao escolhido na embolada disputa pela terceira via, cada vez mais distante dos líderes nas pesquisas Lula e Jair Bolsonaro. Uma terceira opção seria o eterno candidato Ciro Gomes, porém pelo histórico mais à esquerda, avalia-se que seria de difícil execução qualquer apoio do União Brasil a Ciro.

Apesar de haver um desafio enorme na terceira via, que disputa uma fatia menor do eleitorado e possui pelo menos cinco nomes no páreo, uma definição do União Brasil, pelo seu fundo eleitoral e pelo seu tempo de televisão, por uma dessas opções deverá elevar de patamar o escolhido pelo partido e deixar os demais com maior dificuldade de viabilidade eleitoral.

Gratidão – Os prefeitos de Pernambuco estão profundamente gratos ao deputado Silvio Costa Filho (Republicanos), que teve a sua PEC 15 incorporada e aprovada dentro da PEC 23. Agora, os municípios poderão reparcelar as dívidas previdenciárias em até 240 prestações mensais (20 anos). A medida vai ajudar no ajuste fiscal e vai fazer com que os municípios recuperem a capacidade de investimentos. Silvio tem, cada vez mais, ganhado o reconhecimento dos prefeitos pernambucanos.

Prazo – Eleitores com pendências no título têm seis meses para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral, a contar desta quinta-feira (4). Isso porque o cadastro eleitoral deverá ser fechado em 4 de maio, 150 dias antes do pleito, conforme prevê a Lei das Eleições.

Encontro – Os prefeitos Anderson Ferreira e Raquel Lyra, pré-candidatos majoritários pelo Movimento Levanta Pernambuco, cumprirão agenda nesta sexta-feira em Quipapá ao lado de lideranças políticas da região e nomes como André Ferreira, Alvaro Porto, Armando Monteiro e Bruno Araújo, que integram o grupo com vistas a 2022.

Precatórios – A PEC dos Precatórios teve 312 votos e acabou sendo aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados na madrugada de ontem. A votação apertada acendeu o alerta do Planalto para que a votação em segundo turno ocorra na próxima terça-feira com maior intensidade de corpo-a-corpo junto aos parlamentares.

Inocente quer saber – A PEC dos Precatórios será promulgada pelo Congresso Nacional?

https://www.edmarlyra.com/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *