Prefeitura apoia agricultura familiar e produção da região por meio da Seaap

Programa Gradagem de Solo beneficiou 268 famílias, em 23 comunidades da zona rural

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, Seaap, é responsável por incentivar e apoiar o desenvolvimento da produção e das atividades agropecuárias em Imperatriz. Ela auxilia na organização de pequenos produtores, os incentivando à participação na definição de políticas públicas para o meio rural, além de promover campanhas educativas.

É o órgão municipal que fomenta diretamente ações nas áreas da infraestrutura rural, sistemas de produção, manejo e uso adequado do solo. A Seaap também cria alternativas de renda para os produtores por meio de programas que incluem projetos de verticalização da produção e o incentivo de tecnologias sustentáveis.

Um dos focos da secretaria em 2019 foi o fortalecimento da agricultura familiar e da produção agropecuária local. O Programa de Aquisição de Alimentos 2019-2020 (PAA), administrado pelo órgão, adquiriu este ano 250 toneladas de alimentos produzidos por 160 agricultores familiares. A ação comprou R$ 800.000 em alimentos variados e o valor de repasse para cada um dos produtores foi de cerca de R$ 5.000.

Outra inciativa que tem impacto direto na vida do pequeno agricultor local é o Programa Gradagem de Solo, que cede maquinário para auxiliar no preparo da terra para o plantio. Foram beneficiados este ano 268 famílias, em 23 comunidades da zona rural de Imperatriz. Com o preparo de 257 hectares de terra, houve a ampliação de 16,5% das atividades de trabalho do programa em relação ao ano passado.

O apoio da Prefeitura na agricultura da região, por meio da Seaap, se desdobra do início ao fim do trabalho. A Secretaria possui convênios que barateiam a análise do solo para o produtor e disponibiliza de seu quadro funcional técnicos especializados na área. Cede máquinas de preparo do solo e também para bater grãos colhidos, além de oferecer equipamentos e veículos para transportar a produção do agricultor.

De acordo com o secretário da Seaap, Valdir Torres, 2019 foi um ano de bastante trabalho, com a execução de programas complexos e que demandam o cumprimento de cronograma especifico e logística ampla. “Nossa principal missão é o incentivo da agricultura familiar e da produção local. Nosso apoio, desde o início da gestão, tem gerado mais qualidade aos produtos que são posteriormente consumidos e/ou comercializados pelos produtores”, declarou.

No sentido de estender o apoio, o lançamento do Serviço de Inspeção Municipal, SIM, trouxe à região um certificado de qualidade para produtos artesanais de origem animal e vegetal, produzidos por pequenos e médios empresários, agricultores e produtores. O selo de qualidade, que o SIM garante, possibilita orientar quem produz, fomentar a economia local, incentivar a produção adequada e atestar produtos de qualidade para os consumidores.

Mais trabalhos

A perfuração de 05 poços artesianos na zona rural e urbana, beneficiando moradores do Parque Lagoinha, Cidade Nova (Bom Jesus), Recanto Universitário, Riacho do Meio e Matança, deu continuidade ao maior programa de distribuição de água dos últimos 30 anos de Imperatriz. Um poço desses beneficia o mínimo de 250 famílias e pode chegar a beneficiar 1.500 famílias, dependendo da sua capacidade e localização.

Também foram realizadas ações educativas com vendedores externos, promovidas pela Seaap em parceria com outras secretarias, que ofereceram direcionamentos de organização e orientação aos ambulantes, a fim de instruí-los a cumprir as demarcações das ruas.

O Programa Gradagem de Solo cede maquinário para auxiliar no preparo da terra para o plantio. Foram beneficiados este ano 268 famílias, em 23 comunidades da zona rural de Imperatriz. (Foto: Edmara Silva)

ASCOM/ITZ

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *