Hospital Municipal recebe ações de reforma e ampliação

Medida segue diretrizes do Ministério da Saúde

Como parte de um pacote de ações da Prefeitura em prol da saúde da população, o Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, passou por ampliação e adequação da fachada. Agora o Socorrão vai atender em duas recepções específicas, uma para casos clínicos de urgência e outra para urgência e emergência traumática/traumatológica, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Obra foi entregue pelo prefeito Assis Ramos no final da tarde de segunda-feira, 6.

A reforma na fachada não foi apenas estética, com o espaço ampliado pelo menos duas ambulâncias podem estacionar simultaneamente em frente a cada uma das recepções. A diretora geral do HMI, Marília Carvalho, ressaltou que antes havia apenas uma recepção que mal cabia uma ambulância e os pacientes estavam sujeitos à exposição do sol e chuva.

Na parte interna, as recepções também ganharam mais espaço, bancos e profissionais que se revezam na assistência aos pacientes.

“Isso vai dar maior agilidade pois os pacientes que geralmente são conduzidos em ambulância precisam de assistência mais imediata, eficaz e ágil por serem de urgência e emergência enquanto que os de demanda espontânea, que vão caminhando ou em cadeiras de rodas, passam por uma classificação de risco e podem esperar um pouco mais”, explicou a diretora. Com isso, a qualidade na oferta dos serviços de saúde também vai melhorar.

Durante o evento, o prefeito Assis Ramos disse que a obra é a realização de mais um compromisso da gestão. “Esta é a mesma sensação que tive quando reformamos teto, parte elétrica, as 20 enfermarias, o Bloco Cirúrgico que estamos reformando e a Unidade Coronariana que entregamos. Aqui podemos apresentar dezenas de melhorias, o hospital que estava meio abandonado, nós estamos resgatando”, disse o gestor.

Assis fez questão de ressaltar que o trabalho da gestão vem sendo feito independentemente dos opositores, que utilizam o HMI para tentar tirar algum proveito político.

“O Socorrão é muito criticado, usado como tábua de salvação para aqueles que não tem nenhum serviço prestado e vem querer aparecer às custas de um prédio que só faz o bem para a população. Tenho satisfação de estar melhorando mais ainda esta estrutura”, declarou.

A obra tem o reconhecimento de pacientes do hospital, como é o caso de Ademar Araújo, 74 anos. “Esta muito bom, melhorou muito, um monte de gente desse sendo atendido de graça, acho que a Prefeitura não pode fazer tudo não”.

Obra garante mais agilidade e qualidade nos atendimentos (Foto: Edmara Silva)

Continuidade das obras

Assis admitiu que a saúde é uma área que requer melhorias constantes, mas as ações realizadas até agora pela administração garantem avanços históricos. “Está faltando alguma coisa, claro que está. Estamos fazendo reforma num prédio com mais de 40 enfermarias, Centro Cirúrgico, e mais de mil funcionários sem interromper os atendimentos, mas tenho a satisfação de nunca ter recuado. Dou expediente uma ou até mais vezes por semana aqui, o que é meu dever, e não estou me vangloriando, vou continuar o trabalho”, concluiu Assis.

ASCOM/ITZ

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