Globo é condenada por divulgar informação falsa

Emissora acusou comerciante de atirar contra um bandido

A Justiça de São Paulo determinou que a Rede Globo deve indenizar em R$ 15 mil um comerciante que foi alvo de uma informação falsa no programa Bom Dia São Paulo. A reportagem foi ao ar em março de 2016. A decisão, do juiz Cláudio Salvetti D’Angelo, da 3ª Vara Cível de Santo Amaro, foi publicada em 3 de maio.

O programa exibiu uma reportagem afirmando que o comerciante havia atirado em um motorista que bateu com o carro em sua loja de pneus durante uma disputa de racha. “O dono da loja achou que era um bandido tentando entrar e saiu atirando”, detalhou o programa, na época. A reportagem informou também que o motorista havia sido atingido no pescoço e precisou ser hospitalizado.

Diferentemente da versão exposta pelo jornalístico da Globo, o comerciante provou à Justiça que não estava no estabelecimento quando a situação aconteceu, pois estava jogando futebol com amigos.

Segundo o site UOL, o comerciante processou a emissora, alegando que a reportagem mentirosa o prejudicou em vários âmbitos da sua vida. Seus clientes se afastaram e, por consequência, sua loja ficou vazia, além do prejuízo psicológico, por ser apontado como um criminoso.

A Rede Globo tentou se defender argumentando que não identificou o comerciante nem a loja, e que a informação sobre a autoria do tiro havia sido passada pelos pais do motorista.

A empresa de comunicação explicou que atualizou posteriormente a reportagem, registrando que o motorista disse à polícia que o responsável pelo tiro era “um homem de bicicleta”.

O advogado do comerciante, Agnaldo Dias Almeida, afirmou à Justiça que o repórter não apurou a verdade dos fatos antes de fazer a denúncia. A emissora foi condenada em todas as instâncias e não pode recorrer, já que o processo transitou em julgado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *