Gincana envolve crianças e adolescentes em comemoração alusiva ao 12 de outubro

INCLUSÃO SOCIAL

Objetivo é fortalecer laços e promover o desenvolvimento

Por Kalyne Cunha

Dando continuidade à programação alusiva ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou nesta sexta-feira (15), uma gincana com brincadeiras e jogos com crianças e adolescentes assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Parque Alvorada II. Ação foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Lúcia e contou com a participação do CRAS Bom Jesus. Objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, enfatiza a importância da ação para as crianças e adolescentes, como reflexo do compromisso com o bem-estar e desenvolvimento. “É notável o impacto positivo que essas ações têm na vida das crianças e adolescentes. Ao proporcionar momentos de diversão e aprendizado, estamos contribuindo para o crescimento saudável e o desenvolvimento integral desses jovens. E, como vimos hoje, a participação ativa dessas crianças é um testemunho do quanto elas valorizam essa oportunidade”.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Paulyna Costa, ressalta que a iniciativa vai muito além de simples atividades esportivas e momentos de lazer. Ela destaca que o serviço desempenha um papel importante na construção de laços sólidos entre as famílias e o ambiente escolar, e um dos principais objetivos é motivar as crianças a permanecerem na escola, garantindo um futuro educacional sólido e promissor.

Segundo a diretora do polo do Parque Alvorada II, Janaína Barroso, a programação de atividades será realizada durantes os meses de setembro e outubro. “Hoje estamos dando continuidade à programação do Dia das Crianças, com uma gincana que envolve os três polos, CRAS Santa Lúcia, Parque Alvorada II e Bom Jesus”.

O educador esportivo, Carlos Henrique Vieira, disse que preparou atividade especial voltada aos pedidos das crianças. Programação contou com jogo de bola, pula corda, prova de resistência, corrente humana, cabo de aço e abraço da jiboia. “Eles sempre pedem para fazermos gincanas e chamarmos os outros polos para brincarem juntos. A convivência com outras crianças é fundamental para o desenvolvimento de habilidades como ser empático, cooperar com o outro, capacidade de compartilhar e o senso de pertencimento. Esses jovens são treinados e educados, que com certeza nos enchem de orgulho”.

No meio do gramado, Mirela Silva, 12 anos, se destaca antes mesmo das brincadeiras da gincana iniciar, com seu grito frenético e animado, tenta chamar atenção do educador físico para participar das brincadeiras. Participante assídua do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, diz sempre estar presente as terças e sextas no CRAS. “Deus me livre faltar um dia! Gosto muito! Aprendo a brincar com os meus colegas de bola, soltar pipa e nos incentiva a ler e ir bem na escola”.

ASCOM/ITZ

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *