Fiocruz faz alerta para o Brasil após aumento de casos de Covid-19 na Europa

Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar que a Europa “enfrenta ameaça real de ressurgimento da Covid-19”, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que monitora a situação da pandemia no Brasil, destacou que vivemos uma fase no país “de maior alívio, mas não de menor preocupação”.

Os pesquisadores do Observatório da Fiocruz ressaltam que a Europa apresenta altas taxas de transmissão e circulação da Covid-19, e vive o espalhamento de novas variantes. A instituição afirma que o Brasil precisa “aprender com as lições que a Europa tem dado para não errar nos mesmos pontos”.

Os pesquisadores reforçaram a necessidade de o país não relaxar precocemente as medidas de distanciamento e de proteção, como a manutenção do uso de máscaras e de avançar na cobertura vacinal.

Os cientistas da Fiocruz avaliam que os indicadores do Brasil mostram um recuo dos casos diários de internações e óbitos e uma cobertura vacinal crescente, porém ainda abaixo do patamar de 80% – média considerada segura pelos cientistas para a implantação de medidas de flexibilização.

Por CNN Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *