O objetivo da ação, foi envolver os atletas a colaborar com os projetos sociais do município
A instituição ‘Vila João XXIII’ recebeu na última terça-feira (15) os donativos adquiridos durante as inscrições dos atletas de participação nos ‘Jogos de Verão 2017’. A instituição cuida e oferece moradia aos portadores de hanseníase há 43 anos em Imperatriz. Atualmente na casa residem 28 pessoas com hanseníase e outras já curadas da doença. A coordenadora da instituição, Giuliana Villa, começou a ajudar como voluntária.
Moradora de Imperatriz há 40 anos, ela explica como funciona o abrigo Vila João XXIII: “destes 28 abrigados, cinco são mulheres e 23 são homens. A maioria são idosos. O mais novo tem 43 anos, mas chegou no projeto com apenas 16”.
A casa abriga mais três pessoas sem hanseníase: uma paraplégica, uma tetraplégica e mais uma que faz quimioterapia em Imperatriz. Giuliana ressalta ainda que infelizmente quando os enfermos entram para fazer o tratamento, algumas famílias abandonam o paciente.
De acordo com o coordenador dos ‘Jogos de Verão 2017’, Márcio Papel, a escolha por fazer a doação para a ‘Vila João XXIII’, se deu porque identificaram a ausência de fraldões para a quantidade de idosos presentes na instituição. “Além dos alimentos, solicitamos os fraldões aos atletas para a gente contemplar essa deficiência”.
As doações fazem parte da regra de participação no evento. “Pedimos nas modalidades individuais 1 kg de alimento e um fraldão. Modalidades coletivas pedimos uma cesta básica e um fraldão. Ao todo foi entregue 60 fraldões e 25kg de alimentos”, afirma Márcio Papel. O objetivo da ação, foi envolver os atletas a colaborar com os projetos sociais do município. Os ‘Jogos de Verão 2017’ fazem parte da Lei de Incentivo do Governo do Estado do Maranhão.
Daniela Souza