Saúde avança na Atenção Básica com atendimento especializado

Homem, adolescentes e ribeirinhos recebem orientações e tratamentos sob medida

IMPERATRIZ – Com implantação das Unidades Básicas de Saúde, UBS´s, parceiras do homem, dos adolescentes e dos ribeirinhos, a Prefeitura ampliou cobertura da rede pública e passou a atender de forma especializada dentro da Atenção Primária. Objetivo é expandir os serviços oferecidos nos postos, focando em uma área de atendimento específico para melhor atender a população.

Nos Três Poderes, agora tem atendimento exclusivo para a população masculina. Lá, os homens tem acesso a consultas médicas e de enfermagem, assistência social e testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites e outras DST´s. Além disso, são oferecidos atendimentos às terças e quintas feiras das 14h às 21h para o público que trabalha em horário comercial. Em média, 40 homens são atendidos por dia nesse horário. A equipe conta com dois médicos, uma enfermeira e uma assistente social.

No Parque Amazonas, há uma equipe específica para atender adolescentes. Psicóloga, enfermeira, assistente social e hebiatra – especialista no atendimento a essa faixa etária, estão disponíveis toda manhã, na segunda-feira, e à tarde, na terça, quarta e quinta-feira. Imperatriz é a primeira cidade do Maranhão a implantar esse serviço.

Na Beira Rio, para atender aos ribeirinhos, uma equipe especializada composta por médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde trabalham no diagnóstico e tratamento de contaminações e doenças causadas pelo contato direto com água das enchentes. “Inclusive para o período chuvoso montamos um apoio para atender toda a área do Buraco Fundo e Caema – regiões que alagam, além das famílias instaladas no Parque de Exposição, com consultas, vacinação e acompanhamento” – destacou a coordenadora da Atenção Básica, Érika Tourinho.

Inauguração da UBS parceira do adolescente em Imperatriz (Foto: Patrícia Araújo)

Vale ressaltar que todas as unidades de saúde disponibilizam atendimento à população em geral. “No entanto, foram colocadas equipes extras exclusivas para atendimento especializado, visando que cada uma atenda uma necessidade específica da comunidade” – pontuou o secretário de Saúde Alair Firmiano.

ASCOM/PMI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *