RECONHECIMENTO
Cidade integra grupo de 129 municípios maranhenses certificados na edição 2021-2024
Por Kalyne Cunha
Imperatriz alcançou o maior reconhecimento internacional à gestão pública, com ações voltadas à infância e adolescência e acaba de conquistar pela segunda vez consecutiva o Selo UNICEF (2021-2024). O município está entre as 129 cidades do Maranhão a receber essa certificação, reafirmando o compromisso com políticas públicas que visam o desenvolvimento saudável, seguro e inclusivo das novas gerações.
A certificação representa uma série de melhorias concretas para a cidade, que de acordo com o secretário da Sedes, Dorielton Xavier, o reconhecimento gera um impacto positivo. “Conquistar o Selo UNICEF é uma comprovação de que estamos no caminho certo para promover uma infância e adolescência mais protegidas e bem atendidas. Esse reconhecimento nos permite ampliar parcerias e garantir que as políticas de inclusão e proteção social cheguem a cada família imperatrizense que precisa”.
Para alcançar essa importante conquista, o município se comprometeu a atingir metas em diversas áreas fundamentais, como o cuidado com a primeira infância e adolescência, educação, saúde física e mental, saneamento básico e proteção contra violências. Além disso, foram promovidos programas para facilitar a transição dos jovens para o mercado de trabalho e proporcionar apoio às famílias vulneráveis, especialmente aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
A Comissão Intersetorial, peça-chave no processo, conta com a articulação de profissionais de diversas áreas, incluindo saúde, educação e assistência social, além do envolvimento do mobilizador de adolescentes, o que fortaleceu as ações do município. “O processo para alcançar o Selo UNICEF exige muito trabalho, dedicação e união de esforços entre todas as secretarias e setores. Enfrentamos desafios na política de assistência social, como a necessidade de ampliar o alcance e a eficiência dos serviços básicos, mas com comprometimento conseguimos superar as barreiras e garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes”, afirmou Mikaelly Santos, articuladora do Selo UNICEF em Imperatriz.
Entre os principais avanços destacados pela gestão municipal estão a melhoria dos indicadores de educação, o protagonismo juvenil e a eficácia das medidas de proteção contra a violência. Esses resultados são fruto do trabalho contínuo de cada setor envolvido, reforçando a importância da ação conjunta na construção de um futuro melhor para as crianças e adolescentes de Imperatriz.
ASCOM/ITZ