Procon Municipal orienta sobre Black Friday

Objetivo é direcionar consumidores para aproveitarem campanha de descontos da melhor forma

IMPERATRIZ – O Black Friday é uma expressão em inglês, que significa Sexta-Feira Negra, depois do dia de Ação de Graças, quando as lojas fazem grandes descontos, sempre na última sexta do mês de novembro. O Procon Municipal, de responsabilidade da Prefeitura de Imperatriz, alerta sobre as compras nesta data e orienta sobre direitos do consumidor.

“Essas promoções são sempre bem-vindas aos clientes, que às vezes adiantam até as compras de final de ano, e para os fornecedores, que conseguem limpar os estoques. O papel do Procon é informar, alertar os consumidores e orientá-los para que possam se beneficiar das vantagens reais do período promocional”, explicou o advogado Natalino Lima Bezerra, coordenador do órgão.

Ele esclareceu que para evitar problemas e arrependimentos, o cliente deve analisar todas as ofertas e pesquisar preços antes das compras, seja pela internet ou lojas físicas. “Outra dica é que o consumidor faça uma lista dos produtos realmente necessários para não cair na tentação de comprar coisas que não serão utilizadas, ou seja, a famosa compra por impulso, evitando um superendividamento”, acrescentou.

Consumidor deve analisar todas as ofertas e pesquisar preços antes das compras (Foto: Edmara Silva)

O coordenador do Procon Municipal listou abaixo as principais dicas para aproveitar a campanha de descontos, levando em conta os direitos e deveres do consumidor e da empresa.

  • Faça uma lista dos produtos que gostaria de adquirir e pense sobre o limite de gasto, evitando estourar o orçamento.
  • Com a lista em mãos, acompanhe os preços dos produtos ou serviços de seu interesse. Anote ou guarde as informações da pesquisa (como prints de telas e folhetos), não esquecendo de marcar o site/loja e a data da pesquisa. Com essa informação você conseguirá identificar se os preços que serão divulgados na Black Friday têm descontos reais e as melhores ofertas.
  • Antes de realizar as compras pela internet verificar se os sites informam o nome empresarial e número de inscrição, quando houver, no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda; endereço físico e eletrônico, e demais informações necessárias para sua localização e contato; além das informações essenciais sobre os produtos como preço, validade, características do produto, formas de pagamento e prazo de entrega, é direito do consumidor ter essa informação à disposição para facilitar a escolha”.
  • Confira o prazo de entrega antes de fechar a compra para evitar decepções. No caso de compras pela internet, Trocas, devoluções e cancelamentos: compradores têm sete dias, a partir da aquisição ou entrega, para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, se o negócio foi feito a distância (por internet ou telefone)”. A indicação é checar também a política de trocas da empresa.

ASCOM/PMI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *