AÇÃO
Palestra tem o objetivo de levar informação para as famílias cadastradas no PAIF
Por Denise Ribeiro
Nesta terça-feira (03), foi realizada no CRAS Santa Lúcia, uma ação socioeducativa com palestra voltada para o Outubro Prateado, mês de valorização da pessoa idosa. A atividade faz parte do cronograma da XXI Semana Municipal da Pessoa Idosa: Direito e respeito não envelhecem, que ocorre anualmente, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Na ocasião as famílias tiveram o acompanhamento do Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias (PAIF). A palestra foi ministrada por estudantes do curso de Serviço Social da Unisulma que comentaram sobre as Políticas Públicas Setoriais nas áreas da saúde, assistência social e previdência.
“As atividades socioeducativas com as famílias tem como objetivo o fortalecimento do núcleo familiar, uma vez que as famílias são orientadas sobre os serviços ofertados pelo município para efetivação dos seus direitos, promovendo anatomia das famílias”, falou a coordenadora da Proteção Social Básica, Charlanny Caitano.
O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, também participou da atividade e comentou que o envolvimento das famílias nas ações é de fundamental importância para a efetivação da cidadania e acesso aos serviços sócio assistencial.
“Ver o interesse das famílias é uma gigantesca satisfação. É muito relevante essas ações para a sociedade. Nós da secretaria da Sedes temos o deve atender esse tipo de demanda, já que o nosso papel é executar Políticas de Assistência Social aqui na cidade. A Sedes deve garantir a proteção básica a grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade”, disse Dorielton.
Para a coordenadora do CRAS Santa Lúcia, Priscila Cadete, a palestra tem a importância de levar informação e conhecimento. “Para as famílias cadastradas no PAIF, que são famílias em situação de vulnerabilidade social, as palestras trazem interação e conhecimento”, disse.
Além de serem discutidos essas temáticas, alunos do curso de enfermagem da UFMA, que também se fizeram presente, falaram sobre o Outubro Rosa, mês que faz alusão ao Câncer do Colo de Útero. Informações para prevenção foram mencionadas com a finalidade de diminuir os casos no estado, que na região Nordeste é líder, segundo dados do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológico (EVA).
ASCOM/ITZ