Quem encara produzir um conteúdo de qualidade e que atenda os jovens é inevitável conhecer as novidades, linguagens e plataformas que englobam o universo e ritmo das geração Z e dos considerados Millennial, e para tal, a sua estratégia de marketing de influência teria de ser pensada.
No momento, o Snapchat é a plataforma de mídias sócias que mais cresce no mundo, segundo Spinklr. Ultrapassando o Twitter com mais de 150 milhões de usuários diários, segundo Bloomberg e 71% da sua base é composta de jovens entre 18-29 anos de idade (Influencer marketing hub). Por esses e outros motivos, se você ainda não conhece ou não faz parte do universo dos influenciadores no Snapchat, você está fazendo errado segundo um estudo feito pela VPDM.
Então, porque o marketing de influência através do Snapchat é diferente?
Essa é uma das perguntas feitas em algumas reuniões de marketing e a resposta pode não ser tão simples, quanto as demais plataformas de mídia online.
Investir em uma ação de marketing para o Snapchat não é o mesmo que investir em Facebook ou Instagram, no qual se paga pelos anúncios, escolhe o público e aguardar as conversões planejadas.
No caso do Snapchat, os anúncios são pagos para serem exibidos entre as stories que usuário assiste. Contudo, há uma grande competição por esse espaço e não há garantias que seu anúncio alcance o público correto. Os usuários não possuem “feeds” para que se possa ver os últimas atualizações das páginas que eles seguem. Entretanto, eles possuem uma lista das ultimas atualizações dos seus amigos que postam stories e nessa seção que seu conteúdo pode ser promovido.
Vale lembrar que seu alcance orgânico é limitado para postagens de stories em que seu público poderá ver nas lista de atualizações recentes. Então, neste caso, a confiança, consciência no engajamento orgânico e brand awareness tornam-se parte, juntamente com a ajuda de influenciadores no Snapchat.
Marketing de influência com a sua rede de influenciadores
O uso de influenciadores para promover a sua marca através das próprias palavras é mais efetivo em conseguir confiança para a sua marca e consequentemente a compra e interesse de um de seus produtos ou serviço. Segundo a Nielsen, cerca de 20% a 50% dos consumidores tomam suas decisões de compra baseadas em indicação boca a boca.
Por isso os influenciadores possuem uma grande audiência que consomem suas opiniões sobre qualquer assunto ou produto. Tornando as ações de marketing de influência mais assertivas para a sua marca.
Gary Vee, em uma das suas séries no Youtube chamada #AskGaryVee, convida alguns influenciadores digitais para abordar e discutir como o Snapchat por ser um recurso valioso para a sua marca:
Como encontrar e abordar influenciadores no Snapchat
Encontrar o influenciador certo pode não ser uma tarefa fácil se não estiver familiarizado com a plataforma. Pensando nisso, a estratégia que atenda as suas ações de marketing de influência podem ser auxiliadas com algumas dicas de abordagem:
- Pesquise o seu influenciador e saiba qual é a sua persona. O que eles falam? Quem é a sua audiência? Essas informações são importantes para determinar se são compatíveis para a sua marca.
- Envie uma mensagem personalizada, contando um pouco sobre a sua marca e objetivos com o influenciador que espera ter uma parceria.
- Mantenha-se respeitoso e amigável. Lembre-se que os influenciadores são profissionais também.
- Dê razões para que eles curtam sua marca. Ofereça um incentivo, como pagamento por exemplo, ou benefícios que eles ganhariam com a sua colaboração.Outras dicas sobre remuneração de influenciadores você pode encontrar neste post também.
- Ofereça a oportunidade de co-criação com sua marca, ao invés apenas dizer o que se quer que eles façam.
Lembre-se: Sempre escolha alguém que combine com sua marca e com os benefícios que se pode ter com sua reputação. Não escolha apenas um influenciador por simplesmente escolher. Essas e outras dicas de como identificar um influenciador podem ser lidas neste outro post.
Como usar o influenciador em sua estratégia de marketing
Planejar para alcançar o potencial desejado com o influenciador se torna necessário em sua estratégia e objetivo. Essas são três sugestões que sua marca pode promover para se ter engajamento e vantagem com seu influenciador segundo VPDM:
1- Experimente deixar os Influenciadores tomarem o controle da sua marca
Essa técnica tem sido feita com sucesso por grandes marcas, desde Disney a Mountain Drew.
Em sua conta da marca no Snapchat, você deixaria o influenciador tomar conta por um certo período de tempo. Eles postariam livremente os conteúdos em sua conta do Snapchat durante este tempo. E porque deveria fazer isso? Porque os influenciadores promoveriam em seus próprios canais, para seus próprios fãs, no qual enviaria esse público para o seu canal. Seu conteúdo seria visto por uma audiência completamente nova e você ganharia novos seguidores para um novo segmento de mercado.
2- Crie Filtros geo localizados On-demand e deixe seu influenciador usá-lo.
Os filtros do Snapchat são umas das razões pelas quais as pessoas se divertem no aplicativo. No ano passado o viral com o filtro “rosto trocado” tomou a internet e desde então as marcas aderiram o uso dos filtros para se promoverem. Com o filtro customizado pela sua marca, o seu influenciador poderia usar em sua própria conta, aumentando o interesse e interação com a sua marca. Mesmo que esse público não use o filtro criado, a sua marca e seu nome alcançou a audiência desejada.
3- Publique um tutorial ou um “faça você mesmo”, segmentado com seu influenciador.
Isso é mais comum em marcas de cosméticos. Alcançam os influenciadores, sugerem a criação de um tutorial de como usar um dos seus produtos de maquiagem e no fim, todo mundo ganha.
No Snapchat, esses tutoriais podem ser feitos rapidamente. Atendem perfeitamente em um curto espaço de tempo, além do alcance e engajamento criado. Não requer um planejamento longo e a audiência do influenciador aprenderá mais sobre seus produtos e marca, consequentemente as chances de se identificar com a marca aumentam.
A intenção desta plataforma é se manter espontâneo e aleatório. Seu conteúdo não deve ter a “cara” de produzido para isso. Improvise junto com seu influenciador.