Os vídeos conhecidos como “challenge”, que significa desafio, se popularizaram durante a pandemia. Pensando em valorizar a figura feminina na corporação, mulheres da PM do Maranhão entraram na onda e produziram um vídeo onde se transformam de policiais a verdadeiros mulherões, como costumam ser por trás da farda usada no ofício.
Mesmo em um momento onde se fala tanto em empoderamento das mulheres e o protagonismo feminino tem ganhado força, algumas organizações e instituições insistem em manter o pensamento retrógrado de que a mulher não pode ser ela mesma, independente da sua função ou ofício.
Veiculado nas redes sociais, o vídeo incomodou o comando geral da Polícia Militar do Maranhão, que decidiu instaurar sindicância para apurar a conduta das policiais. Segundo o documento, a sindicância irá apurar “eventual transgressão disciplinar cometidas pelas policiais”.
Diante da reação e da postura retrógrada do comando, fica a pergunta: Qual teria sido o erro das policiais? Se apenas mostraram que conquistaram espaço em um meio ainda predominantemente masculino e que ainda assim não deixa de ser mulheres.
GRUPO MATÉRIAS POLÍCIAIS