Com início da construção de 3.600 metros de tubulação, prefeito apresentou detalhes da obra à comunidade
IMPERATRIZ – Em ato solene, na noite de quarta-feira, 5, no auditório da Escola Municipal Machado de Assis I, na Rua Epitácio Pessoa, Vila Nova, o prefeito Assis Ramos, acompanhado do secretário de Infraestrutura, Francisco Pinheiro, dos vereadores Pedro Gomes (PSC), Eudes Feitosa (PRP) e Zesiel Ribeiro (PSDB), secretários municipais, servidores e moradores, anunciou o reinício das obras do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC-2.
O secretário Francisco Pinheiro começou a apresentação exibindo em telão gráfico da evolução da obra, iniciada na gestão passada, que executou apenas 13% dos projetos de gerenciamento, trabalho técnico social e a construção da Escola Machado de Assis. Obra estava paralisada desde agosto de 2015.
“Quando o prefeito Assis Ramos assumiu o mandato, passamos a trabalhar intensivamente na recuperação e reinício do PAC-2 junto ao Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, onde depois várias tratativas e adequações de projetos, elaborados pela equipe técnica da Sinfra, conseguimos sair da condição de obra paralisada para o status em execução”, detalha.
Ele explicou que, no decorrer do processo para destravamento do programa, o Município evitou a perda dos recursos para investimento em obras de esgotamento sanitário e pavimentação asfáltica, que resultam na melhoria da qualidade de vida da população de Imperatriz. “Em vários estados, o Ministério das Cidades havia cancelado processos do PAC”, explica.
O vereador Pedro Gomes (PSC) observou que a maioria dos moradores não acreditava mais na reativação do PAC-2, principalmente quem reside na Avenida Paulo Afonso, no Parque Santa Lúcia. “Essa via consta no projeto que beneficiará também a comunidade da Vila Fiquene”, frisa.
Já o vereador Zesiel Ribeiro (PSDB) classificou como sendo “momento único para a sociedade da grande Vila Nova” a ser contemplada com políticas ambientais e sociais pelo PAC-2. E lembrou que somente sabe da dificuldade que é executar uma obra de convênio federal quem passou pelo Executivo. “Esse negócio de travar e parar obra, sair do sistema, correr atrás para recolocá-lo, depois o país cai em crise econômica, queda de presidente da República e troca de ministro das Cidades [várias vezes ocorreu] é uma dificuldade enorme!”, avaliou.
Para o vereador Eudes Feitosa (PRP) “o reinício das obras é motivo de felicidade, especialmente para todos nós que moramos há 40 anos na Vila Nova”. “Temos uma administração séria, administrada pelo prefeito Assis Ramos, que vai transformar um sonho em realidade”, enfatiza. “Essa é uma promessa de campanha do prefeito que está sendo cumprida”, reforça.
O prefeito Assis Ramos agradeceu ao público presente na cerimônia, detalhou os trâmites para destravá-lo e os transtornos que a obra causará durante o período de execução nas vias contempladas pelo PAC-2. “Toda obra tem transtornos, faça qualquer serviço em sua casa que vai desacomodar alguém”, pontua.
Ele esclareceu dúvidas à comunidade sobre a execução do PAC-2, ruas e bairros beneficiados e solicitou a compreensão da população durante o período de realização das obras de construção de 32 km de esgotamento sanitário, drenagem superficial e pavimentação asfáltica.
Assis Ramos explicou que a obra iniciou com a construção do emissário de esgoto sanitário no cruzamento das ruas Henrique Dias, com a Dom Pedro I, Bacuri. Serão 3.600 metros de tubulação até ligar a estação elevatória da Rua Tancredo Neves, na Vila Nova. “Existem várias situações técnicas que somente ao longo da obra a população compreenderá a sua execução”, concluiu.
RUAS E AVENIDAS – PAC/2
1- Avenida General Vitorino Freire
2- Avenida Lua
3- Avenida Paulo Afonso/ Rua Tomé de Sousa
4- Avenida Sebastião/ Rua Castro Alves
5- Avenida Santos do Dumont
6- Avenida Sobradinho
7- Avenida Tapajós
8- Avenida Tapajós/ Avenida Sobradinho
9- Avenida Visconde de Mauá
10- Contorno da Praça
11- Rua 1º de Maio
12- Rua 05 – Teotônio Vilela
13- Rua Afonso Pena
14- Rua Almirante Barroso Furnas II
15- Rua Almirante Barroso Furnas
16- Rua B – 15 de Novembro
17- Rua Bandeirantes
18- Rua Bela
19- Rua Benedito Silveira de Morais
20- Rua Benjamin Constantin
21- Rua Boa Esperança
22- Rua Carlos Chagas
23- Rua Casemiro de Abreu
24- Rua Cícero dos Santos
25- Rua Coelho Neto
26- Rua Coronel Lisboa
27- Rua da Paz/ Rua santos Dias
28- Rua do Sol
29- Rua Dom Marcelino
30- Rua Dom Marcelino II
31- Rua dos Almirantes
32-Rua Estácio de Sá
33- Rua Euclides da Cunha
34- Rua Frei Epifânio
35- Rua Guaraná
36- Rua Gurupi
37- Rua Henrique Dias
38- Rua Itaúba
39- Rua Itumbiara
40- Rua Itumbiara II
41- Rua Jambeiro
42- Rua Tancredo Neves / João Palmeira
43- Rua Joaquim Nabuco / Rua Grande
44- Rua José Bonifácio
45- Rua José Bonifácio / Rua 14 de Agosto
46- Rua Jupiá
47- Rua Marques de Pomba / Rio Grande do Sul
49- Rua Marques de Pombal
50- Rua Olavo Bilac
51- Rua Padre Anchieta
52- Rua Padre Cíero
53- Rua Paraná
54- Rua Paratinga
55- Rua Piracicaba
56- Rua São Francisco
57- Rua São Rafael
58= Rua São Benedito
59- Rua São Simão
60- Rua Sem Denominação 1
61- Rua Sem Denominação 2
62- Rua Sem Denominação 3
63- Rua Sem Denominação 4
64- Rua Sem Denominação 5
65- Rua Sem Denominação 6
66- Rua Sem Denominação 7
67- Rua Sem Denominação 8
68- Rua Tapajós
69- Rua Tietê
70- Rua Tiradentes
71- Rua Tiradentes / Av. Sobradinho
72- Rua Tiradentes / Av. Sobradinho II
73- Rua Tocantins
74- Rua Tocantins / Rua Estados Unidos
75- Rua Três Marias
76- Rua Viela
77- Rua Villa Lobos / Rosa / Minas Gerais
78- Rua Vitória / Nova Betel
79- Rua Catulo da Paixão Cearense
80- Travessa Santana
ASCOM/PMI