O bom momento das mulheres maranhenses na política em 2023

É bem verdade que ainda se precisa avançar mais, mas é inegável que o ano de 2023 será especial para as mulheres maranhenses na política.

No Senado, com a chegada de Ana Paula Lobato, que ocupará a vaga de Flávio Dino que ficará no Ministério da Justiça e Segurança Pública, pela primeira vez o Maranhão terá duas mulheres como representantes, uma vez que Eliziane Gama já estava lá. Ou seja, a maioria dos senadores do Maranhão será do sexo feminino.

Na Câmara Federal, onde o Maranhão ficou sem nenhuma mulher nos últimos quatro anos, a partir de fevereiro teremos três mulheres – Detinha, Amanda Gentil e Roseana Sarney. O detalhe é que a mais votada entre todos os deputados federais foi justamente uma mulher, Detinha que conseguiu alcançar quase 162 mil votos.

Na Assembleia Legislativa, o número de mulheres aumentou e, a partir de fevereiro, passaremos a contar com 12 deputadas – Iracema Vale, Fabiana Vilar, Solange Almeida, Mical Damasceno, Dra. Vivianne, Andreia Rezende, Abigail, Daniella, Edna Silva, Janaina Ramos, Cláudia Coutinho e Ana do Gás. O detalhe é que também foi uma mulher a mais votada na disputa pela Assembleia Legislativa, Iracema Vale obteve quase 105 mil votos.

Além disso, tudo caminha para que a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que acontece em 1º de fevereiro, seja por consenso e Iracema Vale seja aclamada a nova presidente do parlamento estadual. Em isso acontecendo, será a primeira vez que a Assembleia Legislativa será comandada por uma deputada.

É aguardar e conferir, mas as mulheres em 2023 tiveram um grande crescimento na política maranhense.

por Jorge Aragão

 

NAS RUAS DE IMPERATRIZ

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *