Imperatriz mantém índices positivos no Ensino Fundamental

Ideb aponta 43 escolas da rede municipal com meta acima do esperado

IMPERATRIZ  – O Ministério da Educação, MEC, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, divulgaram na segunda-feira, 3, resultados e metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, de 2017. Imperatriz, comparado ao último dado contabilizado pelo índice, registrou avanços na rede municipal de ensino, à frente até dos resultados da capital do Estado.

Em 2015, a projeção alcançada pelo Município para o Ensino Fundamental dos anos iniciais, 4º e 5º ano, foi de 5,0. Agora, o resultado chegou aos 5,2, numa clara demonstração de melhoria na qualidade. Do resultado, 34 escolas foram responsáveis pela elevação do indicador, com projeções individuais que superaram as metas nacionais.

A escola municipal Madalena de Canossa, no Parque Santa Lúcia, se destacou pelo grande avanço obtido, ultrapassando o esperado de 4,9, para 5,8 em 2017. “Conseguimos passar das metas estipuladas pelo MEC até a projeção de 2021. Isso é fruto do empenho de toda a comunidade escolar e das professoras que se desdobraram. De 6° ao 9° ano, também evoluímos de 4.1 para 4.8. Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos no dia a dia, todos deram o máximo para que pudéssemos alcançar nossos objetivos e o principal, a efetivação da aprendizagem” – comemorou o gestor da escola, Magno Ribeiro Silva.

Para os anos finais, 8º e 9º ano, o Município manteve os índices obtidos, mas com excelentes resultados no Ideb individual de nove escolas. Para o cumprimento das metas estabelecidas pelo MEC, a Secretaria Municipal de Educação, Semed, desenvolve projetos na busca do ensino de excelência, o principal, o “Melhor Ensino e Maior Ideb”, com formações dos professores de língua português e matemática, estimulando novas práticas de ensino e simulados com os alunos, no acompanhamento de rotina do processo de aprendizagem.

“O Ideb de 2017 mostra um trabalho embrionário da gestão Assis Ramos. Houve avanço, nós ficamos em 9º e 11° lugares no Estado, chegando a ter um ldeb muito maior que a capital São Luis. E agora, o compromisso da gestão, é implementar ações para alcançarmos a meta do Ideb de 2019” – destacou o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira.

Sobre os indicadores – O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez, e sintetiza dois conceitos importantes para a qualidade da educação oferecida no país: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb, e a Prova Brasil.

ASCOM/PMI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *