QUALIFICAÇÃO
Iniciado na última segunda-feira (15), o estágio terá a duração de 12 dias, estendendo-se até esta sexta-feira, dia 26 de abril
Por Dema de Oliveira
A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), segue com o II Estágio de Operador de Romu (EOR), que nesta terça-feira (23), chegou ao seu oitavo dia de instruções. Iniciado na última segunda-feira (15), o estágio terá a duração de 12 dias, estendendo-se até esta sexta-feira, dia 26 de abril. No próximo sábado (26), a partir das 8h, no Ginásio Fiqueninho, no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, será realizada a cerimônia de entrega de certificados de participação no II Estágio de Operador de Romu, a todos os participantes.
Até o momento, o referido estágio, contou om instruções de atendimento pré-hospitalar tático, COB e Low Ligth (combate em ambiente de baixa luminosidade), com operadores do Centro Tático Aéreo (CTA). Instruções de aspectos jurídicos, com o Delegado Josenildo Ferreira e o advogado Sidnei Costa; crimes de trânsito, com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio do Agente Guilherme Anchieta; histórico do ROMU de Imperatriz, com o coordenador Marcelo Augusto, da GMI; Instrução Tática Individual-ITI); com o Inspetor da GMI de Belém (PA), César Vilhena e Hudson Carvalho, comandante da Guarda Municipal de Grajaú (MA); instrução de manutenção de armamento e conduta de patrulha urbana, com a Raiado Tactical Trainning, com o Sr. Rayson; Instruções de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), com a Força de Pronto Emprego (FPE), da Polícia Penal do Maranhão, que está fornecendo toda logística de alimentação e transporte aos operadores da GMI.
Seguindo com a qualificação, estão sendo ministrados instruções de protocolos para atendimento de ocorrências envolvendo surto psicótico, além de uma capacitação do efetivo com o curso livre de operador de Spark, instruções estas ministradas por componentes da Guarda Municipal de Parauapebas (PA).
Instrutores da Guarda Metropolitana de Palmas, ministraram instruções de defesa pessoal e doutrina de ROMU, a doutrina que foi berço para ROMU de Imperatriz. A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), por meio do Esquadrão de Polícia Montada (EPMONT), contribuiu com instruções de Patrulha Rural, na base da Cavalaria (PM-MA), localizada próximo a João Lisboa.
O comandante da GMI, Valterly Barros Costa, destacou mais uma vez a importância da qualificação, e da busca por especialização dentro da instituição. “A GMI está constantemente em busca de aprimoramento profissional, e o estágio veio no momento ideal, reforçando a equipe especializada da instituição, que poderá atuar em conjunto com os demais órgãos de segurança pública da cidade. Agradeço a todos que, direta ou indiretamente, têm nos dado apoio, para que os agentes da GMI, possam se qualificar sempre que houver oportunidade. A determinação do Prefeito Assis Ramos, é para que a GMI, se qualifique sempre mais, para o seu dia a dia em defesa do cidadão e da cidadã imperatrizense”.