SEGURANÇA
A ação operacional consiste no esforço do patrulhamento preventivo da instituição nas principais praças e avenidas da cidade
Por Dema de Oliveira
A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), que tem no comando Josenildo José Ferreira, e coordenador de operações o sub-tenente João Paulo, lançou nesta segunda-feira (02), a operação ‘Paz Contínua’, visando oferecer maior segurança à população imperatrizense.
Operação consiste no reforço do patrulhamento preventivo da instituição, nas principais praças e avenidas da cidade de Imperatriz, bem como nos povoados da zona rural, realizando rondas 24 horas por dia. As ações são reforçadas pela Prefeitura de Imperatriz, cujo prefeito Assis Ramos vem dando total e irrestrito apoio ao trabalho da Guarda Municipal.
As primeiras ações da operação ‘Paz Contínua’, foram desencadeadas em patrulhamentos em várias regiões, com ações concentradas nas praças: Brasil, Panelodromo, Beira Rio, Calçadão, Entroncamento, além de outros pontos da cidade. Serão observadas o combate ao vandalismo, que tem deixado as praças de Imperatriz vulneráveis, com furtos de fios e com isso a escuridão.
“Essas ações são contínuas, com ações preventivas à violência, bem como repressão à criminalidade, visando sempre à proteção das pessoas, cumprindo as leis e preservando a ordem pública”, disse o coordenador de operações da GMI, sub-tenente João Paulo.
A GMI, está atuando com os plantonistas, e com as guarnições de todo o efetivo do dia.
Implantada na gestão do prefeito Assis Ramos, a Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), completou três anos de atividades no dia 20 de março de 2023. Nestes três anos, tem prestado relevantes serviços à comunidade imperatrizese. Desde a sua fundação a corporação vem ampliando a qualidade dos serviços prestados aos imperatrizenses.
A Lei Municipal 1.694, de 24 de novembro de 2017, criou a Guarda Municipal de Imperatriz, que é ligada diretamente ao gabinete do prefeito Assis Ramos. Por meio de concurso público foram selecionados os servidores, que preencheram 81 vagas. Após realizado o processo, foram selecionados 58 homens e 23 mulheres, mas atualmente são 80 profissionais. Após passarem por várias etapas de treinamentos, no dia 20 de março de 2020, os GMIs foram para as ruas, iniciando assim as atividades da corporação, marcando o início das atividades.
Importante ressaltar que a Guarda possui armamentos letais e não letais. Os letais são compostos por pistolas calibre 380 ACP, espingardas de repetição calibre 12, carabinas CTT ponto 40. Não letais: armas elétricas sparks e espargidores de spray de pimenta, além de coletes, escudos e capacetes balísticos, viaturas distribuídas entre veículos e motocicletas, entre outros equipamentos de segurança.
São princípios mínimos de atuação da Guarda Municipal de Imperatriz: proteção dos direitos humanos fundamentais; do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida; redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; hierarquia; disciplina; moral; ética; compromisso com evolução social da comunidade; uso progressivo da força. Além de todas essas atribuições, a GMI tem auxiliado constantemente as demais forças de segurança da cidade, com diversas demandas. A GMI foi a primeira Guarda Municipal do Brasil a nascer armada, com armamento elétrico e de fogo, com autorização do Exército Brasileiro e da Polícia Federal.
O comandante Josenildo José Ferreira, vem acompanhando de perto essas ações da operação ‘Paz Contínua’. “Estamos acompanhando as ações da operação ‘Paz Contínua’, dando total apoio ao trabalho dos GMIs, que mais uma vez com certeza farão ações de excelência, como sempre fizeram, desde que foram para as ruas no histórico dia 20 de março de 2020”, destacou.
ASCOM/ITZ