Enquanto o estado do Maranhão desponta como um dos estados onde a pobreza só tem aumentado, o governo do Maranhão, através da Secretaria de Comunicação Social e Assuntos Políticos do Maranhão – SECAP, acaba de fechar três grandes contratos para publicidade da gestão de Flávio Dino (PCdoB).
Os contratos tem a mesma finalidade, contratação de serviços de publicidade prestados por intermédio de agência de propaganda, cujo objeto inclui a concepção e elaboração de peças publicitárias, criação e produção de conteúdo.
De acordo com site o Tribunal de Contas do Estado – TCE, através do Sistema de Acompanhamento Eletrônico de Contratação Pública – SACOP, as empresas contratadas foram a Grito Propaganda EIRELI, View 360 Publicidade E Comunicação Integrada LTDA e a Clara Comunicação LTDA. Cada contrato vai custar aos cofres públicos o valor de R$ 37.000.000,00, somando um valor de R$ 111.000.000,00
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2020, apresentado pelo governo Flávio Dino à Assembleia Legislativa, prevê o valor de R$ 76,6 milhões para comunicação, valor bem menor que a soma dos três contratos.
A cada ano que passo a comunicação de Flávio Dino sofre uma espécie de reajuste, enquanto algumas secretarias tem baixa no orçamento anual, o orçamento da comunicação só aumenta.
Veja a evolução do orçamento da comunicação do governo do Maranhão
2015: R$ 49,2 milhões
2016: R$ 43,8 milhões
2017: R$ 58,9 milhões
2018: R$ 61,9 milhões
2019: R$ 63,5 milhões
2020: R$ 76,6 milhões
Fonte: Folhadomaranhao