Fundação Cultural promove escutas públicas para elaboração de editais da Lei Paulo Gustavo

INCENTIVO

Novo modelo propões construção mais democrática para contemplação novos projetos

Por Regilson Borges

A Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) realiza nesta semana escutas públicas para a elaboração de novos editais da Lei Paulo Gustavo. Os encontros acontecerão na quinta-feira (25) para o segmento do audiovisual e sexta-feira (26) para as demais áreas da cultura, na Academia Imperatrizense de Letras, Centro. A iniciativa é promovida pela FCI em conjunto com o Conselho Cultural Municipal.

Essas audiências ocorrem após o presidente da FCI, Charles de Oliveira, revogar os editais de chamamento público lançados em 2023, por meio da portaria 002. Os três editais suspensos são: nº 001/2023 – Audiovisual; 002/2023 – Premiação das demais Áreas da Cultura; e 003/2023 – Fomento.

Sobre esse novo momento para a construção dos editais, o presidente destaca que é um passo fundamental para realizar a seleção da melhor forma possível. “A escuta pública consiste em ouvir os artistas e suas propostas sobre como os editais devem ser construídos. A partir das ideias dos fazedores de cultura, iremos elaborar os editais para serem publicados em breve”, afirma Charles de Oliveira.

Para Imperatriz, a Lei Paulo Gustavo destinou R$ 1.532,317,13, para o incentivo a produção ao audiovisual que contempla produções de longa-metragem, médias-metragens, curtas-metragens, documentários, videoclipes, cinema itinerante, cineclubes, projeto de formação na área do audiovisual, e R$ 620.720,83 destinado às iniciativas das demais áreas da cultura que contempla a música, teatro, dança, cultura popular, artesanato, por exemplo.

É importante ressaltar que para contribuir com o debate dos novos editais, os interessados devem realizar a inscrição ao chegar na Academia de Letras.

ASCOM/ITZ

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *