BALANÇO 2022
A infração mais comum foi o manuseio ou uso de telefone celular dirigindo veiculo.
Por João Rodrigues
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, atendeu este ano mais de 18 mil chamadas pelo Disque-Trânsito com assuntos diversos como acidentes de trânsito, pontos de congestionamentos, privatização de vias, dentre outras infrações.
Quando o assunto é infração de trânsito, a mais comum foi dirigir veículo segurando, manuseando ou utilizando o telefone celular. A segunda infração mais cometida foi estacionar em vaga de idoso e deficiente, sem credencial, seguida de perturbação do sossego público.
Os dados constam no relatório de trabalho divulgado pela Setran na última quinta-feira, 29, que traz informações de janeiro até 26 de dezembro. O relatório também cita que no mesmo período, foram atendidas pela pasta mais de 800 acidentes de trânsito, nas quais agentes garantiram a fluidez e segurança viária. Na prática, são os bloqueios e controle do tráfego nos locais de ocorrência e ainda há 11 pontos fixos que esse controle de tráfego é realizado.
A Setran também recuperou nove veículos que durante as abordagens apresentavam restrição de furto ou roubo, e 16 que estavam com suspeitas de adulteração da placa de identificação.
Disque-Trânsito
Importante ferramenta criada em março de 2018 pela gestão municipal, o Disque-Trânsito (99) 99198 6082 atende 24h, recebeu mais de 18 mil denúncias. A ferramenta foi estratégica para a realização do trabalho da pasta como operações e fiscalizações em vários pontos de Imperatriz.
As ações realizadas este ano pela Setran tiveram a parceria de outros órgãos como a Polícia Rodoviária Federal, PRF, Polícia Militar, PM, Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, Ministério Público, Departamento Estadual de Trânsito, Detran, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Receita Municipal, Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil e outros órgãos estaduais, municipais e federais.
O secretário de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, avaliou as ações da pasta em 2022 como positivas e ressaltou as parcerias com outras secretarias, com órgãos e instituições de segurança pública.
“Conseguimos fazer um grande trabalho com fiscalizações, ações preventivas e educativas, participamos de audiências públicas e somos conscientes de que o transporte púbico não está como deveria, porém, com as ações da Prefeitura, já percebemos uma melhora e acreditamos que em 2023 iremos avançar, ainda, mais”, destacou Leandro Braga.
“O balanço das ações realizadas pela Setran em 2022 é muito positivo por garantir a fluidez e a segurança viária”, avaliou o coordenador de Trânsito, Holdislan Maciel.
Transporte público
O departamento de Transportes Públicos da Setran, chefiado pelo agente João Jerônimo, realizou em 2022 diversos serviços, como a expedição de Alvarás 2022 dos táxis e mototáxis; expedição de Conduaps para condutores de transportes por aplicativo, modalidade automóveis; a implantação da parada de vans, ônibus e micro-ônibus do transporte alternativo, que vem das cidades circunvizinhas; regulamentação do novo corredor para entrada e saída dos prestadores de transporte alternativo no município; monitoramento eletrônico das linhas e frota de ônibus do transporte coletivo municipal; fiscalização do transporte irregular de passageiro (clandestinos) realizado em veículos particulares não autorizados pela autoridade de trânsito.
ASCOM/ITZ