Há trechos em que embarcações não podem navegar
Uma equipe da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil percorreu o rio Tocantins, do Porto de Imperatriz, passando pela região do Bananal, Lajinhas (TO) até Serra Quebrada, do lado maranhense e, constatou que o leito do rio está a quase três metros abaixo do nível normal. Os barqueiros precisam ter mais atenção e cuidados ao navegarem neste período de seca.
Da cachoeira de Serra Quebrada a equipe da Defesa Civil retornou até o povoado Embiral. De acordo com o superintendente Chico do Planalto, nesse perímetro do rio é importante o alerta na passagem pela Praia do Meio, tanto pelo lado do Porto do Curtume, quanto do lado da Boca da Barra.
Ele afirma que há trechos sem condições de navegabilidade. “Pela cachoeira ou pelo Angico, às margens do estado do Tocantins, só está passando barco rabeta, mas com dificuldade” – explicou.
A tendência, alerta a Defesa Civil, é baixar ainda mais, não só aqui em nossa região. Pior cenário pode ser visto na travessia de Porto Franco para Tocantinópolis – informa.
ASCOM-PMI
Legenda:
Praia do meio está com quase o triplo do seu tamanho normal
Em Porto Franco o Rio praticamente secou
Foto: Defesa Civil