Coluna do Diego Lagedo: O governador Paulo Câmara (PSB) emitiu um novo decreto, de número 51.749/2021, sobre as restrições referentes à Pandemia em Pernambuco que revoga o decreto anterior que previa a cobrança de cartão de vacina ou teste de Covid-19 nas igrejas com mais de 300 fiéis. O decreto estadual 51.460/2021 não chegou a ter o dispositivos da cobrança da vacina nas igrejas aplicado, pois a regulamentação prevista, que ficou a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Saúde, não chegou a ser feita.
Não é segredo para ninguém que a medida só foi derrubada em Pernambuco porque a repercussão negativa entre os cristãos prejudicou fortemente o projeto de manutenção de poder do PSB em Pernambuco. Não fosse pela eleição de 2022, o governo de Paulo Câmara continuaria atuando contra as causas cristãs e manteria o decreto que causava embaraços ao exercício do direito de culto, que é garantido pela Constituição Federal.
Sindicatos: Líderes de nove centrais sindicais, como CUT e Força Sindical, assinaram uma nota conjunta condenando a portaria do Ministério do Trabalho que proibiu a demissão por justa causa de empregados com base na recusa em se vacinar contra a Covid-19. Os sindicatos provam o que todos já sabem, que atuam pelo interesse dos próprios dirigentes e que utilizam as categorias representadas e seus filiados como massa de manobra nos seus joguetes políticos.
Eleições: O deputado Coronel Alberto Feitosa (PSC) agradeceu a esta coluna por seu nome ter sido lembrado como uma boa opção para disputar a vice-governadoria na chapa de Miguel Coelho (DEM) em 2022. Ele também ressaltou que, no momento, está focado no seu projeto de reeleição para deputado estadual.
Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábado, sendo replicada em diversos blogs.