COMEMORAÇÃO
Momento realizado na frente do palácio Renato Cortez Moreira reuniu pessoas que acompanham a comemoração há décadas, e outras que participaram pela primeira vez.
Por Hemerson Pinto
Para o aposentado João Pedro, de 70 anos, foi a primeira vez que teve a oportunidade de receber um pedaço do bolo de aniversário de Imperatriz. Em todas as comemorações anteriores ele sempre estava trabalhando na lida diária no setor Mercadinho. Esse ano conseguiu realizar o desejo, que para ele é muito importante. “Eu cheguei aqui quando a cidade tinha só três ruas. Hoje é a segunda maior do Maranhão e eu contribui com isso, com o meu trabalho. Então, posso comer desse bolo”, disse, enquanto sorria, observando a organização do cenário.
Além dele, outros tantos imperatrizenses que atenderam ao convite da Prefeitura e foram para frente do palácio Renato Cortez Moreira, no Centro, neste domingo, 16 de julho, data em que a cidade completa 171 anos de fundação. Comentaram sobre a organização do evento, cantaram o hino de Imperatriz, os parabéns, e comeram do bolo, entregue pedaço por pedaço, pelo prefeito Assis Ramos, pela primeira-dama e deputada estadual Janaina Ramos, e a equipe responsável pelo evento.
“Eu venho todos os anos para cantar os parabéns para Imperatriz. Para mim isso é muito importante, ainda mais depois que o prefeito Assis organizou. Assim eu posso ficar perto, assistir as autoridades falarem, cantar, e receber meu bolo, Imperatriz é uma cidade que não quero sair daqui por nada”, comentou o aposentado José Pereira, de 74 anos.
O prefeito Assis Ramos falou sobre a importância das comemorações do aniversário da cidade e disse ainda que vem trabalhando com muito esforço, juntamente com a equipe formada pelas secretarias, para resolver problemas e promover melhorias aos imperatrizenses.
“Uma data importante, o bolo é uma tradição, corrigimos em relação à forma que era conduzida, e fazemos agora o corte do bolo do com segurança, tranquilidade e com higiene também. O bolo é um símbolo, mas também vamos entregar uma creche no Sebastião Régis. Estamos fazendo por todos esses anos uma educação de qualidade, o que mostra uma preocupação com o nosso povo, deixando um legado na educação”, disse o prefeito.
Assis Ramos falou sobre os esforços com os serviços de infraestrutura que já estão melhorando vias e facilidade o dia a dia de quem trafega pelas ruas e avenidas de diversos bairros. Uma maneira de presentear a cidade com um trabalho necessário. “O asfalto na Rua Piauí, na Rua Rio Grande do Norte, são alguns exemplos, e de ruas que foram recapeadas, além de outros serviços que visam a recuperação”, comentou.
Os 171 quilos de bolo, divididos em vários pedaços, embalados individualmente e armazenados em caixas plásticas, foram distribuídos após a execução do hino de Imperatriz, dos discursos de autoridade e depois que o público cantou ‘parabéns pra você’. O prefeito Assis Ramos escolheu um idoso, seu João Pedro, que disse no início da reportagem que essa seria a primeira vez que comeria do bolo da cidade, e duas crianças.
A primeira fatia do bolo simbólico foi cortada e entregue pela primeira-dama e deputada estadual, Janaína Ramos. Antes, no uso da palavra, ela destacou a importância de homenagear a cidade, fundada em 1852. “Dia de comemoração pela nossa princesa do Tocantins. Mais que uma terra, é meu lar. Aqui nasci, cresci me criei. Me formei, constituir minha família. Então, é mais que uma terra, é meu lar. Cidade muito importante para toda a região e para o estado”.