SERVIÇOS
Com 26 especialidades, o Centro funciona de segunda a sexta-feira, período da manhã e tarde
Por Paula de Társsia
O Centro de Especialidades Médicas dos Três Poderes (Cemi) realizou mais de 13 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2022, referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Otorrinolaringologista, ortopedia, urologia e cardiologia foram as áreas com maior número de atendimentos. A primeira registrou 1628 procedimentos, a segunda 1562, cardiologia 1138 e urologia 1043.
Com 26 especialidades, o Cemi funciona de segunda a sexta-feira, período da manhã e tarde. Também são feitas as consultas para os procedimentos cirúrgicos. Destaque para uma de alta complexidade: cirurgias de cabeça e pescoço as quais foram 96 atendimentos nos quatro primeiros meses do ano.
Os atendimentos do Centro são: angiologia, cardiologia, alergologia pediátrica, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, pediatria, clínico geral, otorrinolaringologista, ortopedia, dermatologia, hematologia, nefrologia, nefropediatria, cardiopediatria, endocrinologia, reumatologia, infectologia, peneumologia, proctologia, pequenas cirurgias procedimento, pequenas cirurgias, consultas e consulta cirurgia geral.
“Muitas dessas especialidades são bem difíceis de encontrar profissionais na região, mas nós temos feito esses atendimentos na nossa rede municipal, o que impactou diretamente no Tratamento Fora do Domicílio (TFD), pois havia necessidade de deslocamento para capital. Agora o tratamento é mais perto de casa, da família. São avanços e vamos avançar muito mais, pois nos últimos seis meses implantamos mais especialidades”, explicou o secretário de saúde, Alcemir Costa.
Foram implantadas recentemente: nefropediatria, cardiopediatria, infectologia e, em abril de 2022, a reumatologia. “Os dados indicam uma média de 3 mil atendimentos mensais realizados pelo Cemi, a gente fala média, porque, por exemplo, somente em abril foram mais 4 atendimentos no geral. Muitos destes, são demanda que tínhamos de TFD”, pontuou a coordenadora do Cemi, Thamisa Fialho.
ASCOM/ITZ