Programação foi realizada nesta sexta-feira, 9 de outubro
Hospital Municipal Infantil de Imperatriz (HMII) realizou programação especial na manhã desta sexta-feira, 9 de outubro, para comemorar o Dia das Crianças. Evento faz parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com o tema “Proteção: O melhor presente”. Evento foi realizado na brinquedoteca da instituição, com rodas de conversas e brincadeiras.
Na ocasião, a secretária de Saúde do Município, Mariana Jales, destacou a importância do Hospital Municipal Infantil no cenário da pandemia. “O Socorrinho é referência para as crianças de Imperatriz e região para a Covid-19, com leitos de UTI e enfermaria. Apesar da pandemia, não poderíamos deixar de comemorar o mês de alusão ao Dia das Crianças. Seguiremos prestando todos serviços, com objetivo de sempre buscar o melhor para nossos pequenos”.
O promotor de justiça Sandro Bíscaro, foi um dos palestrantes convidados da programação. Ele pontuou os direitos da criança como um norte a ser seguido e apresentou um breve resumo histórico do papel do Ministério Público no cuidado com as crianças e enfatizou que, “é um dever da família, do estado e da sociedade”.
A diretora do hospital infantil, Rosilene Lima Sousa, argumenta que a data tem uma comemoração diferenciada em relação aos outros anos. “Nossa abordagem temática está voltada à proteção da criança. Com atendimento diferenciado focado na humanização e acolhimento, o Hospital Municipal Infantil de Imperatriz realiza todas as diretrizes do Sus e Ministério da Saúde. Ação é parte da política do hospital em tornar o ambiente mais humanizado, promover comemorações de maneira lúdica e favorecer a interação dinamizada dos profissionais com os pacientes e familiares”, conclui.
Sobre ações voltadas à criança e ao adolescente, a secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos, explicou: “Atendemos crianças de 0 a 11 anos e temos uma equipe multiprofissional treinada com mais de 35 servidores e 25 crianças que desenvolvem atividades lúdicas e fazem o acolhimento inicial dessas crianças”. A Prefeitura desenvolve também, o programa Criança Feliz, essencial para a cidade, onde o foco é o de estimular o vínculo entre criança e mãe. De forma geral, os programas desenvolvidos no município visam garantir a política pública da criança e do adolescente.
O pediatra Pedro Rocha, que trabalha há 15 anos no hospital, fez uma retrospectiva relembrando o trágico acontecido de quando o hospital incendiou, após um curto circuito ficando desativado por um tempo. Enquanto médico, destacou as melhorias na unidade hospitalar após entrega do novo hospital, como a melhora no aumento dos serviços, oferta de especialidades, melhora na estrutura física e serviços laboratoriais.
A comemoração seguiu as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a propagação do novo coronavírus.
Texto em colaboração com Islene Lima.