No primeiro semestre de 2018 foram registradas 10 mil infrações
IMPERATRIZ – A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, registrou no período de janeiro a junho deste ano, aumento significativo de multas aplicadas por estacionamento em fila dupla, infração grave, que prevê penalidade de R$195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação do motorista. No ranking, consta ainda o manuseio de celular ao dirigir, multa gravíssima com penalidade de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.
O diretor Executivo da Setran, Ráder Leão, vê com preocupação o aumento das infrações, embora intensa campanha de “Educação para o Trânsito” tem sido realizada pelo órgão em escolas, faculdades, empresas, instituições, blitz e através do projeto “Pé na Faixa”. “Manuseio de celular é infração nova instituída pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran -, devido a crescente utilização das redes sociais, inclusive no trânsito”, explica.
Segundo ele, o aumento de infrações decorre também do crescimento da frota de veículos que ultrapassa os 147 mil em Imperatriz, fato que justificou a convocação de mais 22 agentes de trânsito do último concurso público.
Ráder Leão aponta que foram contabilizadas neste primeiro semestre 10 mil multas de trânsito em comparação a igual período do ano passado, que chegou a 7 mil. “Motoristas devem observar legislação de trânsito e evitar estacionar em fila dupla, bem como manusear celular quando estiver ao volante, pois o risco de acidente é muito grande”, recomenda.
ASCOM/PMI