Cerca de 450 alunos participaram da iniciativa
IMPERATRIZ – Numa parceria com a Prefeitura, a empresa Suzano Papel e Celulose contemplou 12 unidades da rede municipal de ensino com projeto socioambiental “Escola de Heróis”. Com atividades voltadas ao desenvolvimento humano, disciplinar, educação ambiental, cultural e formação cidadã, as atividades começaram na quarta-feira, 4, para estudantes das escolas Enock Alves Bezerra, Juscelino Kubitschek, Dom Pedro I e Tomé de Sousa, zona rural.
De acordo com a coordenação do projeto, o objetivo é abordar ações de formação de valores que possibilitam instigar nas crianças participantes, práticas para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente e fomentar valores pertinentes à cultura e sustentabilidade.
“Trabalhamos aspectos como disciplina, cidadania, segurança pública, liderança e coletividade, que gera mudança significativa no comportamento escolar desses alunos, do respeito ao professor, ao ambiente em que estão inseridos, pois acabam que as mudanças também transformam a sociedade em que vivem” – observou Yasmim Maria Wolfart Lima, representante da Suzano.
Com duração de três meses, o projeto irá beneficiar unidades de ensino da zona urbana e rural, contanto com participação de 450 alunos, de 10 a 14 anos, escolhidos através de sorteio e acompanhamento escolar. Todos os participantes recebem uniforme com boné, camiseta e calça.
As atividades ocorrem no contra turno escolar, divididas em educação física, aula de canto, lanche e aulas teóricas, com temas: Coleta seletiva e reciclagem; Saúde qualidade de vida; Preservação dos recursos florestais e hídricos; Relações humanas na vida pessoal e no trabalho.
Ao final do projeto haverá a formatura dos estudantes, com participação do 50º Batalhão de Infantaria e Selva e dos pais. Além disso, terão momento de recreação com sessão de cinema, acesso ao parque, lanche e premiação, ao aluno destaque, de uma bicicleta.
Gestor da Escola Enock Bezerra, no povoado Imbiral, Eugenido Cândido da Silva, destacou a importância da iniciativa. “Sabemos que nossa comunidade é muito carente e necessita de atividade extra, para benefício não só dos alunos, mas de toda a comunidade”.
ASCOM/PMI