INCLUSÃO
Objetivo é auxiliar os adolescentes a desenvolverem habilidades socioemocionais
Por Kalyne Cunha
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Proteção Social Especial de Média Complexidade promoveu nesta segunda-feira (22), na Faculdade Anhanguera, mais um encontro como parte do Projeto Identidade Ressignificando Vidas. Projeto é desenvolvido pela equipe das medidas socioeducativas em meio aberto para os socioeducandos assistidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que tem como objetivo fundamental auxiliar os adolescentes a desenvolverem habilidades socioemocionais.
Durante o mês de abril, foram realizados quatro encontros, que visam capacitar os jovens em áreas como autonomia, resolução de problemas, empatia, senso crítico e solidariedade. Além disso, os encontros permitiram que os jovens identificassem seus objetivos a curto, médio e longo prazo, e estabelecendo planos estratégicos para alcançá-los.
Na ocasião, o Secretário da Sedes, Dorielton Xavier, expressou seus agradecimentos e compartilhou um pouco sobre sua infância, enfatizando como o estudo foi crucial para ele alcançar uma vida digna.
“É com grande satisfação que testemunhamos o impacto positivo do Projeto Identidade Ressignificando Vidas na vida desses jovens. É uma demonstração clara do compromisso da prefeitura em fornecer oportunidades significativas para nossa juventude. Investir no desenvolvimento desses adolescentes não apenas transforma suas vidas individualmente, mas também contribui para o fortalecimento de toda a comunidade. Estamos comprometidos em continuar apoiando iniciativas como esta, que promovem o crescimento pessoal e o bem-estar de nossa juventude”, enfatizou Dorielton Xavier.
A coordenadora das medidas socioeducativas do CREAS, Daniela Souza, apresentou a equipe e pontuou a importância do projeto como uma jornada contínua de autoconhecimento e reflexão. Ela destacou o papel da psicologia matricial (psicoeducação) em apoiar os adolescentes nesse processo, fornecendo orientação individualizada ou em grupo.
O evento contou com a participação do Ministério público, que teve como palestrante o Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Newton Bello. Além disso, acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera Centro Cultural Tatajuba também participaram, enriquecendo o evento com uma apresentação cultural.
ASCOM/ITZ