ESPECIAL 2023
Serviços de vistoria, monitoramento, emissão de laudos técnicos, atendimento emergencial à população, interdições, entre outras atividades, foram executadas
Por Islene Lima
A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), intensificou os trabalhos no ano de 2023, ultrapassando o ano de 2022 em ações desenvolvidas na cidade. Com cerca de 270 atividades executadas nos mais variados segmentos, o órgão chegou no mês de dezembro com muitos trabalhos desenvolvidos no decorrer de todo o ano.
Como de praxe, a Defesa Civil iniciou o ano já em movimentação com as fortes chuvas que atingiram a região. Ao total, a equipe da Defesa Civil fez o recadastramento de 441 famílias, iniciadas em outubro de 2022. Objetivo da ação foi diagnosticar e mapear o perfil de cada morador, a fim de dividir cada setor, já pensando nos abrigos que ada morador iria receber.
O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, explica que não basta pedir para os moradores saírem. “Existe toda uma logística, pois a nossa equipe trabalha não apenas na realocação, mas também na negociação, pois muito das vezes as pessoas se recusam a sair das casas, ou seja, existe todo um trabalho por trás, que garante segurança, bem-estar e proteção a essas famílias atingidas pela cheia do rio Tocantins”, diz.
Com relação às vitórias, ao total foram realizadas 195, nos mais diversos segmentos, que vão desde a interdição de casas que estão com risco de desmoronamento, o monitoramento do rio, ações no período de veraneio, entre outros. Já referente às denúncias, ao quais foram encaminhadas aos setores responsáveis para atender solicitação da população, foram contabilizadas 150, no decorrer de todo o ano.
Além disso, o superintendente destaca o trabalho de fiscalização noturna, com orientações para prevenção de desastres e situações de perigo em espaços públicos e privados onde ocorre grande movimentação de pessoas. Parcerias com outras secretarias, também foram realizadas, a exemplo da Regularização Fundiária, Planejamento Urbano, Trânsito, onde foram concretizadas diversas atividades importantes para o pleno desenvolvimento da cidade.
Já com ações voltadas para interdições e demolições, ao longo do ano, sete imóveis foram interditados, e dois demolidos. Nessa ocasião, a equipe técnica realiza a vistoria no local e quando constatados os riscos eminentes de acidentes graves é realizada a desocupação e posteriormente a interdição da área atingida.
Josiano relembra ainda as ações juntamente com parceiros, na doação de cestas básicas a população ribeirinha afetadas pela cheia do rio Tocantins. Ao total, somente esse ano mais de 400 pessoas foram afetadas, desalojadas ou desabrigadas.
Com relação aos preparativos para o período invernoso de 2024, a equipe da Defesa Civil realizou mês passado um workshop, visando um maior conhecimento e preparação, para atender eventuais situações de desastres naturais. Vale lembrar que as chuvas já começaram, e tanto a Defesa Civil, como o município trabalha criando estratégias, assegurando segurança para toda população.
ASCOM/ITZ