O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tem uma data para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é acusado neste primeiro processo de atacar e desacreditar o sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores estrangeiros, há exatamente um ano: 22 de junho, ou seja, dentro de pouco mais de duas semanas. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) pode, e segundo especialistas e juristas que acompanham o caso deve, tornar Bolsonaro inelegível.
O julgamento foi incluído na pauta do próximo dia 22 pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente da instância máxima da Justiça Eleitoral no país, depois que o relator do caso, o ministro Benedito Gonçalves, liberou o processo para ser julgado, no dia 1° deste mês.
Na fatídica reunião com representantes de governos estrangeiros em Brasília, o então presidente de extrema direita ameaçou não aceitar o resultado do pleito, colocou em xeque o sistema de urnas eletrônicas sem apresentar qualquer prova e ainda afirmou que lutava por “eleições limpas e transparentes”.
Na denúncia levada ao TSE, o Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou favorável à condenação do líder extremista, que ficaria impedido de disputar eleições até 2031, quando terá 77 anos, o que significaria praticamente o fim da longa carreira política do ex-militar de cariz autoritário e violento. (Fórum)
Siga e curta nossa página no facebook e Youtube. Envie informações à Redação por meio do Whatsapp pelo telefone (99) 98121 3695