Saiba como votaram os deputados democratas maranhenses, favorável à censura, a Câmara dos deputados votou o projeto das fakes news que regulamenta as redes sociais. O texto, que tramita desde 2020, ele trata, por exemplo, de responsabilização, transparência, monetização e impulsionamento de conteúdo. Na prática, a proposta fala em moderação: pretende ampliar a lista de conteúdo que deve ser retirada do ar antes de uma determinação judicial.
“Quando se fala em regulação de plataformas, agora, é para criar uma lista maior de temas que o provedor deve, com o chamado dever de cuidado, fazer intervenções, moderando conteúdo, mesmo antes da ordem judicial. O que teria que ser incluído seria incitação ao ódio, terrorismo e ataques à democracia”.
O projeto vai também definir a respeito de encaminhamento em massa de mensagens (enviadas por mais de cinco usuários no intervalo de até 15 dias para múltiplos destinatários), isso quer dizer que uma matéria não poderá haver mais de um divulgador.
O texto trata ainda da responsabilização dos provedores, que em suma, ficará a critério das empresas de tirarem do ar aquilo que elas acham que podem dar multa, e, com isso, criar censura.
Diante de tal situação os deputados maranhenses votaram a favor da “CENSURA”
Confira como votou cada deputado do Maranhão sobre a urgência do PL das Fake News
01 – Roseana Sarney (MDB/MA) Sim
02 – Márcio Jerry (PCdoB/MA) Sim
03 – Márcio Honaiser (PDT/MA) Sim
04 – Detinha (PL/MA) Não
05 – Josimar Maranhãozinho (PL/MA) Não
06 – Pastor Gil (PL/MA) Não
07 – Junior Lourenço (PL/MA) Sim
08 – Amanda Gentil (PP/MA) Sim
09 – André Fufuca (PP/MA) Sim
10 – Duarte Junior (PSB/MA) Sim
11 – Josivaldo JP (PSD/MA) Não
12 – Rubens Pereira Júnior (pt/MA) Sim
13 – Aluisio Mendes (REPUBLICANOS/MA) Sim
14 – Cleber Verde (REPUBLICANOS/MA) Sim
15 – Dr Benjamim (UNIÃO BRASIL/MA) Sim
16 – Pedro Lucas Fernandes (UNIÃO BRASILMA) Sim
e outros dois não se posicionaram