O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), neste sábado (04), repostou uma postagem do senador Magno Malta (PL/ES) sobre as invasões do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Diante do crescimento de invasões em terras produtivas no Brasil em 2023 e do silêncio do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro repostou um levantamento, com base em dados do Incra, o número de invasões do MST nos últimos governos federais. Veja a figura acima.
O levantamento aponta que foi justamente no Governo Bolsonaro o período em que menos esse tipo de prática aconteceu, apenas 14 invasões teriam acontecido. Na contramão desses números, estão os governos de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff.
Somente nesta semana, pelo menos cinco ações do MST foram registradas na Bahia, com invasões de três fazendas da Suzano.
O silêncio do Executivo tem incomodado o setor agropecuário, aumentando o desgaste já existente. “As invasões ocorridas nos primeiros meses deste ano em diversas regiões são o resultado da conivência histórica com a impunidade. É o caminhar, lado a lado, por parte de alguns, com a depreciação da ordem e da lei”, criticou a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
É aguardar e conferir.