por Jorge Aragão
Tem crescido muito a possibilidade de anúncio de um consenso para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, prevista para acontecer em 1º de fevereiro de 2023.
Até o momento, duas candidaturas do grupo político Brandão/Dino estão na disputa, o atual presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB), e a deputada estadual eleita Iracema Vale (PSB).
Othelino conta com a preferência do senador eleito e futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), já Iracema conta com o apoio do governador reeleito Carlos Brandão (PSB).
Diante do impasse e para evitar estremecimento na base governista, principalmente na relação Brandão e Dino, os “bombeiros” seguem trabalhando em prol de um consenso.
Othelino e Brandão já tiveram uma conversa inicial e devem voltar a se reunir na próximas horas, bem como deve acontecer um diálogo entre os dois postulantes a presidência da AL, como salientou Iracema Vale.
Uma das possibilidades, não é a única, seria Othelino integrar a equipe do governador Carlos Brandão, aceitando o convite para ocupar a Secretaria da Representação Institucional no Distrito Federal, que voltaria a ter status de secretaria, já que atualmente funciona apenas como adjunta da Secretaria de Articulação Política.
Othelino fixaria residência em Brasília e poderia acompanhar também o mandato da esposa, Ana Paula Lobato, que atualmente é vice-prefeita de Pinheiro-MA, mas a partir de fevereiro deve assumir o Senado Federal. Ana Paula é a primeira suplente de Flávio Dino, que assumirá o Ministério de Justiça e Segurança Pública.
Por Jorge Aragão