Informação foi repassada pela Defesa Civil, que acompanha, monitora e ajuda os moradores ribeirinhos
Nesta terça-feira (11), o nível do Rio Tocantins atingiu 10,20 metros acima do normal. Informação foi repassada pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), que acompanha e monitora o nível do rio que já deixou 248 desabrigadas ou desalojadas, com 977 pessoas impactadas por conta da cheia.
A alta no nível do rio acontece devido ao período chuvoso, que ocorre desde outubro na cidade, além das fortes chuvas no Goiás, onde o rio Tocantins nasce, o que consequentemente acaba interferindo nas cheias, tanto aqui no Maranhão como no estado vizinho Tocantins.
De acordo com o superintendente Josiano Galvão, desde o ano passado, quando o rio já indicava cheia, a equipe e órgãos responsáveis já se preparavam para que a população não fosse pega desprevenida.
“Antes do período chuvoso a nossa equipe já fazia o cadastramento e recadastramentos dos ribeirinhos, infelizmente a cheia chegou a locais muito além do esperado, isso devido ao fluxo de chuvas tanto aqui, como nos estados onde o rio Tocantins passa, além disso, Imperatriz é cortada por riachos, o que agrava ainda mais a situação”, afirma Josiano.
Outro ponto importante destacado pelo superintendente é com relação a Usina Hidrelétrica Estreito, que mesmo no período chuvoso precisa ser liberada, de acordo com a capacidade de armazenamento.
Ao total a Prefeitura atende 159 famílias, totalizando 532 pessoas que estão em situação de emergência por conta dos alagamentos. Os abrigos estão localizados na escola Tiradentes; Igreja São Sebastião; Quadra da Caema; Parque de Exposições; Escola Governador Archer; e Igreja Nova Vida.
A previsão de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de chuva entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia. Em caso de emergência, ou solicitação dos serviços da Defesa Civil, o órgão disponibiliza o número (99) 99152-0832.
ASCOM/ITZ