RETROSPECTIVA – Secretaria de Agricultura beneficia mais de 680 famílias em 2021

Órgão municipal desenvolveu diversas ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, em centenas de comunidades das zonas urbana e rural de Imperatriz

Por Ariel Rocha

O saldo é positivo das ações realizadas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) em 2021, atingindo diversos setores. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi o grande destaque, com 237 famílias cadastradas durante a edição deste ano. Programa executado em Imperatriz, que faz a compra direta dos produtos dos agricultores familiares, aplicou R$ 1.040.000,00 em recursos e adquiriu mais de 400 toneladas de alimentos.

Tudo comprado pela Secretaria, através do PAA, é doado para o Banco Municipal de Alimentos. Também no apoio à comercialização daquilo que é produzido na agricultura familiar, houve a distribuição de 239 barracas para a realização de eventos, em 34 comunidades.

Seguindo a atuação intensa do órgão municipal, foram 88 famílias atendidas por máquinas agrícolas da secretaria, para a gradagem de 158 hectares de terra para o plantio em 17 comunidades da zona rural. A Prefeitura, por meio da Seaap, cede os tratores e operadores dos veículos pesados aos pequenos produtores rurais da região, gerando economia para quem produz. Conforme a pasta, o aluguel da hora de um maquinário como esse tem uma média de valor na casa dos R$ 200, chegando até a valores mais altos.

Além da ajuda na preparação do solo, a secretaria também atuou no processo de colheita, disponibilizando suas máquinas batedeiras de grãos e de pós-colheita. Através da ação, foram 55 famílias beneficiadas com o tratamento de 179,2 toneladas de milho e arroz, em nove comunidades.

Ainda entre as grandes ações da Seaap, destaca-se a distribuição de 3.500 kg de sementes e de 2.600 mudas para o plantio, beneficiando cerca de 300 famílias em centenas de comunidades. Entre as sementes, foram 3.000 kg de arroz e 500 kg de feijão, já entre as mudas, foram 1.984 frutíferas, 294 arbóreas e 322 de reflorestamento.

Mesmo sem a atribuição, equipes técnicas executaram 28 manutenções corretivas em poços semiartesianos construídos e administrados pelo Município, em locais desassistidos pela companhia responsável pelo abastecimento de água na zona urbana e rural de Imperatriz. Para atender quem precisa de um item tão substancial, o acesso à água potável, a Prefeitura está construindo um poço no povoado Imbiral.

O secretário da Seaap, Raimundo Roma, comenta que nesse primeiro ano à frente da secretaria, apesar das restrições da pandemia, o órgão trabalhou em diversas frentes de serviço para fortalecer a agricultura familiar na região. “Foram várias ações que somaram na atuação bem sucedida da Seaap em 2021. Nosso investimento e apoio aos pequenos agricultores e produtores são basilares para a gestão Assis Ramos, que tem trabalhado sempre para fortalecer todos os setores da Agricultura Familiar, incluindo desde a preparação do solo, doação de semestre e comercialização dos produtos”, completa.

Eventos e capacitações

A equipe de colaboradores da Seaap participou da 1ª Feira do Agronegócio de Imperatriz (Feagro), realizou palestras sobre agricultura familiar e a importância do Selo de Inspeção Municipal (SIM). Os servidores participaram de capacitações promovidas pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Consea-MA) e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

Também marcaram presença no Projeto Mais Pecuária — Inseminação Bovina, Torneio Leiteiro, Programas da Saúde do Homem Rural e da Mulher Rural e Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter). Implantou canteiros suspensos no fórum Henrique de La Roque, fez assistência técnica nas hortas implantadas pela Funac e participou de reuniões com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

ASCOM/ITZ

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *