Com isso, será possível solicitar laudos de periculosidade e insalubridade
Por João Rodrigues
O aumento nas demandas da Junta Médica, da Secretaria de Saúde (Semus), levou a Prefeitura de Imperatriz a decidir pela criação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, SESMT. O projeto, que vinha sendo discutido desde 2009, deverá ser criado ainda este ano e será um marco para a gestão municipal.
O secretário de Administração e Modernização, Alair Firmiano, explica que a Junta Médica tem o objetivo de fazer auditoria dos atestados médicos emitidos pelos servidores da saúde, mas ao longo do tempo foram surgindo outras demandas como de laudos de insalubridade e periculosidade, que precisariam ser emitidos por outros profissionais como engenheiros.
O novo órgão também chegará num momento oportuno, em que acontece a expansão do ponto eletrônico para todas as secretarias e as demandas do funcionalismo tendem a aumentar.
Alair Firmiano ressalta que a criação do órgão passa por etapas, sendo a primeira delas a realização de um levantamento para saber a quantidade necessária de profissionais que serão contratados para compor a SESMET.
“Vamos fazer o levantamento, o serviço vai atender não apenas a Secretaria de Saúde e de Educação, mas todas os órgãos municipais. Por isso vamos precisar saber, por exemplo, quantos médicos, engenheiros, enfermeiros, psicólogos e técnicos de enfermagem do trabalho vamos precisar contratar e a quantidade de material será preciso comprar”, explica o titular da Seamo. A previsão de criação é de dois meses.
Coordenadora da Junta Médica, Viviane Fernandes Simões Vieira, reforça a importância do SESMET para o Município de Imperatriz.
“A Junta acabou recebendo pedidos de mudança de função dentre outros, o que torna primordial a criação do SESMET, que terá equipe multiprofisisonal, por que como médicos não conseguimos absorver todas as demandas”, observa a coordenadora.
A reunião para tratar da criação do serviço foi realizada na quarta-feira, 30 de junho, na Secretaria de Administração e Modernização e contou ainda com a presença da secretária de Saúde, Mariana Jales.
ASCON/ITZ
ASSISTA NO YOU TUBE O VIDEO ABAIXO: