Profissionais do SAMU Regional de Imperatriz participam palestras e treinamento sobre ventilação mecânica

A capacitação se deu nesta quinta-feira na sede do órgão

Em comemoração a Semana Nacional do Técnico em Enfermagem e a Semana Internacional do Técnico em Enfermagem e do Enfermeiro e Dia das Mães, o SAMU Regional de Imperatriz promoveu, nesta quinta-feira, 16, várias atividades voltadas aos servidores. As ações foram executadas pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU ligados à Secretaria Municipal de Saúde, Semus.

A programação foi aberta, pela manhã, com a entrega de certificados aos participantes do Curso de Resgate em Altura, em Áreas Remotas e de Difícil Acesso para profissionais do SAMU realizado no dia 3 de abril e uma homenagem especial feita pelas crianças do projeto social Samuzinho as mães.

Durante todo o dia foram realizados, ainda, uma palestra motivacional com a enfermeira e coach Janaína Bezerra; Dinâmica sobre o estresse no contexto da enfermagem ministrada por acadêmicos de enfermagem do 8º período do Curso de Enfermagem da Facimp; Treinamento prático sobre manejo de Vias Aéreas e Parada Respiratória com o palestrante Reneclei do NEP SAMU, um treinamento prático sobre ventilação mecânica invasiva e não invasiva com o fisioterapeuta Anderson Nunes. Na capacitação foram empregados equipamentos (ventiladores) antigos em atividade e os dois novos que chegaram recentemente e vão ser utilizados nos próximos dias nas duas UTIs Móveis.

“O aperfeiçoamento e a atualização têm que ser periódica até porquê o conhecimento muda a cada minuto e aproveitamos, também, para oferecer a vacina contra a gripe para todos os servidores da casa”, destacou o Coordenador Geral do SAMU, Alexsandro Freitas.

Com doze anos de atuação no SAMU, o técnico em enfermagem Francisco Vilson Sousa Silva aprovou a programação, mas destacou o treinamento em ventilação mecânica com os novos equipamentos recém chegados.

“Todo treinamento é importante e este com o paciente parado, em transferência ou remoção de um hospital para outro vai fazer muita diferença em favor da recuperação do paciente”, disse o veterano profissional que, também, integra o NEP SAMU.

A enfermeira Rafaela Bezzera Lima, que atua na USA – Unidade de Suporte Avançado, a capacitação sobre ventilação mecânica vai dar maior segurança aos profissionais durante os atendimentos. Os pacientes, também, ganham porquê terão um atendimento mais otimizado.

A capacitação terminou no fim da tarde com um coffe break para os participantes.

“A gestão Assis Ramos e do Dr. Alair vem dando condições ao SAMU com melhorias como estrutura física, de veículos, equipamentos e de treinamento de pessoal para que possamos atender cada vez melhor nossa população”, finalizou Alexsandro Freitas.

ASCOM/ITZ

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *