Prefeitura intensifica trabalho de revitalização de espaços públicos

As ações são executadas pelo Setor de Áreas Protegidas e Paisagem da Semmarh

IMPERATRIZ – Visando melhorar a conservação, paisagismo e as condições ambientais do município, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, vem intensificando o trabalho de revitalização ambiental dos espaços públicos da cidade.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda, as ações de paisagismo são de baixo custo para os cofres públicos, mas de valor e retorno imensurável em termos culturais, ambientais e conservação destes espaços. “A medida visa o melhoramento do paisagismo de nossa cidade. Havendo um espaço bem apresentado, consequentemente haverá um maior interesse da população em estar inserido nesses locais e potencialmente, serão criados vínculos com os espaços, tornando-os ainda mais sociais”, pontuou Rosa Arruda.

No processo de revitalização são utilizadas gramas em placas, mudas de Ipê de várias cores, Ipê mirim, mogno, palmeiras, açaí, buriti, oiti e caroba, e dentre as plantas ornamentais estão a resedá, bougainville, espécies diversas de jasmim e espirradeiras coloridas. As mudas são cultivadas no Viveiro Municipal, Parque Alvorada I, como também, doações de parceiros e madeira de reaproveitamento.

As ações são executadas pelo Setor de Áreas Protegidas e Paisagem da Semmarh, responsável pela elaboração, execução dos projetos paisagísticos e manutenção dos pontos revitalizados com controle de pragas, adubação e irrigação.“Estamos mudando o conceito de paisagismo em locais públicos de Imperatriz. O trabalho está deixando a cidade mais bonita, promovendo a conscientização e educação ambiental e proporcionando melhor qualidade de vida as famílias imperatrizenses”, disse a paisagista Olinda Noleto de Sousa, coordenadora do Setor de Áreas Protegidas e Paisagem.

“A Semmarh tem adotado uma estratégia da manutenção constante dos espaços públicos. O planejamento do paisagismo e a arborização de áreas verdes conferem harmonia e beleza destes locais em equilíbrio com a infraestrutura existente”, destacou Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais.

Em 2018, durante o projeto de paisagismo, a Secretaria de Meio Ambiente fez o plantio de 2.258 mudas de árvores, incluindo a revitalização de riachos, doação de 4.150 mudas em ações da Prefeitura, 7.632 mudas produzidas no Viveiro Municipal, Parque Alvorada I, e entregues à comunidade, com média produtiva de 26.461 mudas de árvores nativas e frutíferas.

ASCOM/ITZ

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *