Prazo para renovação de alvarás dos serviços de táxi e mototáxi encerra dia 1° de maio

Vistoria está sendo realizada na sede da Setran, na Avenida Pedro Neiva de Santana, das 8h às 14h

IMPERATRIZ – O prazo final para renovação das permissões para exploração do transporte individual de passageiros em táxis e mototáxi encerra no próximo dia 01 maio deste ano, em Imperatriz. Vistoria está sendo realizada na sede da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, na Avenida Pedro Neiva de Santana, s/n, Vila Redenção II, de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 14h.

De acordo com o coordenador de Transportes, Alcione Bueno, no ato da renovação é obrigatória a apresentação do recebo de aferição do taxímetro, expedido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia); atestado de bons antecedentes; certidão de quitação eleitoral; duas fotos 3 x 4 recentes e nada consta de multas de CNH e do veículo.

Segundo ele, o condutor também deve apresentar comprovante de pagamento de taxas de licenciamento e seguro DPVAT deste ano; curso para taxistas ministrado pelo SEST/SENAT, conforme legislação federal; curso anual obrigatório para taxistas ministrado pela coordenação de Educação para o Trânsito da Setran, instituído pela Instrução Normativa n° 001/2018 e inspeção dos equipamentos obrigatórios.

O secretário de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, explica que “somente serão renovados os alvarás de veículos com, no máximo, dez anos de uso, contando da data de fabricação”. “A validade do alvará para o exercício de 2018 fica prorrogada até o dia 30 deste mês”, ressalta.

Procedimento – O vistoriador Getúlio de França observa que durante o procedimento de vistoria do veículo (táxi ou mototáxi) é observado o sistema elétrico do automóvel (farol e indicadores de direção – esquerdo e direito) e o luminoso do táxi. Já no serviço de mototáxi é verificado a condição do capacete (conservação, cor e numeração) e os itens obrigatórios de segurança. A vistoria é realizada diariamente no pátio da Setran.

O mototaxista José Carlos diz que a renovação anual da permissão para exploração do transporte individual de passageiros é considerada louvável para melhorar a prestação do serviço à população de Imperatriz. “O passageiro deseja ser transportado com segurança, utilizando veículo credenciado pelos órgãos de trânsito”, conclui.

ASCOM/ITZ

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *