“Pé na Faixa” marca Dia de Memória às Vítimas do Trânsito

Atividades conscientizam respeito ao pedestre e ciclista, com orientações sobre travessia segura

IMPERATRIZ – Motoristas e pedestres receberam orientações durante o “Pé na Faixa”, quinta-feira, 1º, na Rua Simplício Moreira, em frente ao Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, Centro. Ação conscientiza a convivência pacífica no trânsito entre os usuários das vias públicas em Imperatriz. Tema será debatido durante todo o mês de novembro.

Campanha reforça que motoristas devem adotar atitudes seguras nas ruas, respeitando o artigo 201, do Código de Trânsito Brasileiro, CTB, que “deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta constitui infração média, sujeito a penalidade de multa”.

O instrutor Marcos Vinicius, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, destaca que tema será discutido neste mês nas escolas, empresas, instituições e blitz educativa nas ruas e avenidas de Imperatriz.

Para a ciclista Carol Marques “essa iniciativa reforça a necessidade de conscientizar motoristas que insistem em desrespeitar nosso espaço na via, passando muito próximo do veículo, situação que expõe o iminente risco de acidente de trânsito”. “Basta um simples toque do retrovisor do veículo no guidão da bicicleta para que a pessoa desequilibre e caia na rua em meio aos carros”, conta.

O secretário de Trânsito, Leandro Braga, observa que “o simples susto provocado pelo cruzamento de um carro próximo ou muito rápido, ou até mesmo o deslocamento de ar quando em alta velocidade, podem derrubar o ciclista na via”. “É preciso respeitá-lo. O ciclista é frágil e fica exposto”, afirma.

Ele enfatiza que a Setran reforça a conscientização de motoristas visando reduzir os acidentes e mortes no trânsito de Imperatriz. “De forma educativa alertamos sobre os perigos da mistura álcool e direção, uso do celular, imprudência, entre outros fatores”, frisa.

Leandro Braga diz que “a redução de mortes por acidentes de trânsito verificada nestes últimos anos é a maior homenagem que se possa prestar neste mês”.

ASCOM/PMI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *