Município participa de discussão sobre Pacto Nacional para Alimentação Saudável

No evento foi discutido o passo a passo da pactuação, diretrizes, eixos, desafios e metas do pacto

IMPERATRIZ – A equipe de nutrição da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, acompanhada da nutricionista e secretária da pasta, Janaina Ramos, participou na última semana de março do Seminário Regionalizado para adesão dos municípios ao Pacto Nacional para Alimentação Saudável, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Sedes, e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Consea-MA.

No encontro que durou dois dias, foi apresentado o passo a passo da pactuação, diretrizes, eixos, desafios e metas do pacto. “Enquanto nutricionista e gestora tenho total interesse em melhorar a política de segurança alimentar da nossa cidade. Nós já trabalhamos diversos pilares no município para incentivar a alimentação saudável em todas as faixas etárias desde a primeira infância a terceira idade; e com as orientações desse encontro poderemos avançar ainda mais”, disse Janaina.

Ela ressalta que além de receber as orientações no seminário, foi realizada ainda uma reunião em seu gabinete com a secretária adjunta de Segurança alimentar e Nutricional do Estado, Louvidia Caldas, a Presidente do Consea-MA, Concita da Pindoba  e a técnica Priscila Araújo para discussão de estratégias e definição de um plano para ampliar e melhorar os equipamentos públicos voltados para a segurança alimentar em parceria com o Estado.

Iniciativas visam proporcionar uma alimentação de qualidade oportunizando e fortalecendo a comercialização de produtos da agricultura familiar, extinção do uso do agrotóxico, promover instalação de centrais e equipamentos que favoreçam o abastecimento e distribuição de alimentos saudáveis e promova atividades de Educação Alimentar e Nutricional.

“Sem produzir e se alimentar de forma saudável teremos uma sociedade doente, por isso a necessidade de se ampliar as políticas, mas a gente percebe que em Imperatriz a política da segurança alimentar é forte e temos agora uma secretária que conhece muito da política e tem capacidade para montar uma equipe boa para desenvolver um excelente trabalho”, ressaltou Concita.

Segundo a secretária adjunta, no Maranhão, Imperatriz é o único município que tem banco de alimentos coordenado pela Prefeitura. Ainda segundo ela, isso coloca a cidade em situação de destaque. “É preciso apenas que a política seja fortalecida, recebendo incentivos do Estado para ampliar a rede”, acrescentou.

ASCOM/ITZ

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *