Imperatriz receberá verba emergencial para saúde

Recurso vai melhorar atendimento da urgência e emergência

            O secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano, esteve, nesta sexta feira, 1º, em São Luís, em reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartiste (CIB). Realizada no auditório do Hospital Nina Rodrigues, cerca de 80 gestores discutiram e deliberaram novas pactuações para as cidades maranhenses.

            Representando Imperatriz, além do secretário, participaram a assessora de Planejamento e Projetos Especiais, Isabel Macedo, e a chefe de gabinete, Roberta Feitosa. Segundo Alair, nessas reuniões são tomadas decisões importantes que impactam diretamente a política de saúde executada.

            “É a CIB que decide onde devem ser aplicados os recursos destinados à saúde da nossa cidade e aprova resoluções propostas para implantação de novos projetos e habilitação de serviços já existentes” – ressaltou Firmiano.

Reunião realizada na tarde da última sexta feira, 1, com a participação de diversos municípios maranhenses.

            De acordo com ele, a Comissão aprovou a homologação do Programa Saúde na Escola (PSE) de Imperatriz, junto ao Ministério da Saúde. “E o mais importante, conseguimos o parecer positivo da CIB para solicitação de recurso emergencial ao teto financeiro da média e alta complexidade, para melhorar a saúde da cidade” – afirmou o secretário.

            No valor de aproximadamente R$ 12 milhões, “o dinheiro será utilizado para estruturar um atendimento humanizado, dentro da alta e média complexidade, com reformas estruturais e administrativas, contratação de profissionais, manutenções e compra de equipamentos” – explica a assessora Isabel.

            Conforme o setor de Planejamento, o processo para solicitação desse recurso já havia sido aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, e pactuada na Comissão Intergestores Regionais (CIR). Agora, aprovado na CIB, segue para o Ministério da Saúde, que estava apenas aguardando essa deliberação para liberar o recurso.

  ASCOM/PMI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *